Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança dos empresários alemães cai com gargalos de oferta

MACRO-ALEMANHA-EMPRESARIOS:Confiança dos empresários alemães cai com gargalos de oferta

Economia|

Por Paul Carrel e Patricia Uhlig

BERLIM/FRANKFURT (Reuters) - A confiança dos empresários alemães caiu pelo terceiro mês consecutivo em setembro, atingida por um "gargalo de recessão" para fabricantes na maior economia da Europa que não mostra sinais de alívio, mostrou uma pesquisa nesta sexta-feira.

O instituto Ifo disse que seu índice de clima de negócios caiu para 98,8 de 99,6 em agosto. Uma pesquisa da Reuters com analistas apontou para um índice de 98,9 em setembro.

"Problemas na aquisição de matérias-primas e produtos intermediários estão travando a economia alemã", disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, em um comunicado.

Publicidade

"A manufatura está passando por um gargalo de recessão."

Uma pesquisa separada na quinta-feira também mostrou que a recuperação econômica da Alemanha após a pandemia perdeu ímpeto em setembro, à medida que a atividade nos setores de manufatura e serviços desacelerou em meio a gargalos de oferta e redução dos efeitos de recuperação.

Publicidade

O economista do Ifo Klaus Wohlrabe disse que quase 80% dos fabricantes pesquisados ​​reclamaram de escassez de bens intermediários, ante 70% no mês passado. “A crise de abastecimento vai durar pelo menos até o final do ano”, acrescentou.

Para aumentar a incerteza nas perspectivas econômicas da Alemanha, o país tem uma eleição nacional no domingo, após a qual a chanceler Angela Merkel planeja deixar o cargo. Com a votação dividida, há vários potenciais resultados de coalizão.

(Reportagem adicional de Klaus Lauer)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.