Economia Confira como aumentar a chance de ser contratado para uma vaga

Confira como aumentar a chance de ser contratado para uma vaga

Informação, conhecimento sobre o mercado e atitude positiva ajudam a conquistar um emprego, dizem especialistas

  • Economia | Do R7

 Brasil gerou 136.189 postos de trabalho com carteira assinada em março

Brasil gerou 136.189 postos de trabalho com carteira assinada em março

EVANDRO LEAL/ENQUADRAR/ESTADÃO CONTEÚDO-15/03/2022

Apesar da desaceleração na criação de vagas formais, o Brasil gerou 136.189 postos de trabalho com carteira assinada em março, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Embora positivo, o resultado é metade do número de fevereiro e 11% menor em relação ao mesmo período de 2021. Por isso, preparar-se para conquistar uma vaga pode ser uma grande oportunidade neste momento. 

Entre os principais pontos que o candidato deve focar está a busca por mais conhecimento conforme as tendências do mercado. "Hoje as empresas buscam não só o conhecimento técnico, aquele atrelado à formação acadêmica, mas principalmente profissionais atualizados sobre o mercado e dispostos a aprender", explica Leonardo Casartelli, diretor de marketing do empregos.com.br.

A atitude positiva e o foco em um objetivo também contribuem para uma postura assertiva. "Antes de tudo, o candidato deve começar definindo seu objetivo de cargo e salário. Com isso definido, ele precisa entender o que as vagas estão exigindo e avaliar quanto de fato ele está atualizado. De repente, existe algum curso que ele pode fazer para se aprimorar, por exemplo", orienta Casartelli. 

Para Jefferson Vendrametto, diretor de relações corporativas e institucionais do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), ser bem informado conta muito no currículo. “Sempre que for fazer uma entrevista, informe-se sobre as demandas e histórico da empresa. Quem mostra conhecimento sobre o local tem grande chance de destaque”, aconselha Vendrametto.

Com o arrefecimento da pandemia de Covid-19, algumas mudanças continuam em prática, como as entrevistas online. Neste caso, o diretor de operações do BNE (Banco Nacional de Empregos), José Tortato, orienta o candidato a ser objetivo ao prestar as informações demandadas.

“O candidato deve seguir a mesma linha da entrevista presencial. O entrevistado precisa atentar para o que está sendo questionado pelo entrevistador e sempre responder com objetividade e clareza”, afirma Tortato.

Para ajudar quem busca uma colocação, Marcelo Treff, especialista em gestão de carreira e professor de gestão de pessoas da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), alerta sobre a importância do currículo

"A pessoa deve elaborar um currículo enxuto, de no máximo duas folhas, com informações sobre formação, cursos de capacitação ou especialização, além das experiências profissionais e participação em programas sociais e de voluntariado, se houver, mas nunca mentir", orienta Treff. Veja a seguir dicas para ajudar a conquistar uma vaga.

Como aumentar a chance de contratação

Se a pessoa não tem o conhecimento exigido pela vaga, ela deve correr atrás

Se a pessoa não tem o conhecimento exigido pela vaga, ela deve correr atrás

Pixabay

1- Nunca pare de aprender Por mais que não tenha condições, procure uma instituição que possa indicar o curso ideal para a sua área. Isso contará muito para o seu currículo. Se a pessoa não tem o conhecimento exigido pela vaga, ela deve correr atrás, ou, se ela possui, precisa destacar isso no seu currículo, pois é um diferencial competitivo. Vale dizer que, mesmo que a pessoa não tenha o domínio de alguns conhecimentos exigidos, ela pode incluir no currículo como algo que ela tem interesse em estudar e se aperfeiçoar. 

Procure se informar sobre as demandas e histórico da empresa

Procure se informar sobre as demandas e histórico da empresa

Pixabay

2- Prepare-se para a entrevista — Sempre que for fazer uma entrevista, informe-se sobre as demandas e histórico da empresa. Quem mostra conhecimento sobre o local tem grande chance de destaque. Mostre à empresa que você está disposto a novos desafios e que vai se esforçar ao máximo, e dar o seu melhor. Seja autêntico, tenha clareza dos próprios talentos, dificuldades e objetivos, além de capacidade de saber ouvir: deixe o entrevistador falar.

Muitas oportunidades surgem quando conversamos com ex-colegas de trabalho ou curso

Muitas oportunidades surgem quando conversamos com ex-colegas de trabalho ou curso

Pixabay

3 - Nunca deixe o networking de lado — A rede de contatos, também chamada de networking, pode ser considerada um dos pilares da busca por emprego. Muitas oportunidades surgem quando conversamos com ex-colegas de trabalho ou curso. Isso faz com que as pessoas saibam que você está procurando emprego e lembrem do seu nome quando tiverem que indicar alguém para uma vaga. Então, atualize-se constantemente.

O candidato deve começar definindo seu objetivo de cargo e salário

O candidato deve começar definindo seu objetivo de cargo e salário

Pixabay

4 - Defina seus objetivos — Antes de tudo, é preciso entender qual é o seu momento atual e qual cargo você almeja. No curto prazo, o que deseja agora, mas também para a progressão de carreira: aonde eu quero chegar? A partir disso, mapear quais cargos podem ser interessantes para você, quais empresas têm uma aderência maior ao seu perfil e quais vantagens competitivas você tem perante os outros candidatos. 

Busque informações sobre os setores do mercado de trabalho

Busque informações sobre os setores do mercado de trabalho

Pixabay

5 - Fique de olho no mercado — Em qualquer crise existem setores que se destacam e continuam crescendo. Neste momento, por exemplo, os segmentos de serviços, construção, indústria e varejo estão com demanda por profissionais. Fique de olho em quais são esses segmentos e invista neles na hora de buscar sua vaga.

Candidato deve valorizar seus pontos fortes nas áreas, entre os requisitos

Candidato deve valorizar seus pontos fortes nas áreas, entre os requisitos

Pixabay

6 - Atenção aos requisitos — Na hora de buscar vagas, concentre-se naquelas que você de fato pode ocupar por atender aos requisitos do cargo e da empresa. Quando você se inscreve para ofertas que correspondem às suas demandas, a sua jornada rumo a um novo emprego se torna muito assertiva. Vale lembrar que os profissionais devem estar preparados para as novas exigências do mercado, especialmente no que diz respeito a soft skills.

Trabalho; currículo; emprego; caneta; computadoor; pixabay; 2612

Trabalho; currículo; emprego; caneta; computadoor; pixabay; 2612

Divulgação/Pixabay - 26.12.2021

7 - Atualize seu currículo — Após definir o cargo e as empresas de seu interesse, atualize o seu currículo. Inclua toda informação relevante sobre suas últimas experiências e os cursos que fez durante a pandemia. Esse documento é a porta de entrada para o mercado de trabalho, por isso é necessário investir um tempo na sua atualização para que todos os dados estejam corretamente preenchidos. Se você não tem experiência, inclua o seu histórico escolar e aposte nas suas competências. Já para quem atua em áreas ligadas a produtividade e criatividade, a dica é criar um portfólio, uma compilação de materiais desenvolvidos pelo profissional, que demonstre suas habilidades, qualificações e experiências. 

Últimas