Novo Coronavírus

Economia 'Conversem com outros Poderes', diz Guedes sobre retomada econômica

'Conversem com outros Poderes', diz Guedes sobre retomada econômica

Ministro da Economia cobrou que empresariado busque diálogo com outros Poderes e não apenas com Executivo para economia ser retomada

Agência Estado
Guedes pede que empresários cobrem outros Poderes sobre retomada da economia

Guedes pede que empresários cobrem outros Poderes sobre retomada da economia

Adriano Machado/Reuters – 03.04.2020

Na mesma videoconferência em que o presidente da República, Jair Bolsonaro, pediu para empresários "jogarem pesado" com governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), contra medidas de isolamento, o ministro da Economia, Paulo Guedes, cobrou do empresariado que conversem com os "outros Poderes" e não apenas o Executivo para a retomada da economia. O ministro e o presidente participaram nesta quinta-feira (14), de reunião virtual com o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf, e demais empresários. Apesar de pedir mais uma vez que o empresários busquem conversar com o Congresso e o Supremo, Guedes negou, contudo, estar fazendo pressão.

Leia mais: Bolsonaro convoca empresários contra lockdown em São Paulo

"A gente defende com certo entusiasmo e às vezes há uma má leitura disso. 'Ah, eles tão querendo pressionar isso, pressionar aquilo'. Não é nada disso. Acreditamos no Congresso, acreditamos justamente de que a coisa vai dar certo no final. Agora, temos que lutar", disse Guedes.

Veja também: Bolsonaro exige uso da cloroquina e nega que Teich possa ser demitido

Antes, o ministro falou em um "sacrifício" por parte dos empresários pedindo que dialoguem com os outros poderes públicos. "A hora é de sacrifício, os senhores (empresários) têm que chamar realmente, o conselho do presidente é o seguinte: chamem os outros poderes, conversem com os outros poderes."

Guedes citou que não depende de Bolsonaro acabar com as medidas de restrição ao comércio e que essa "decisão desceu para os governadores". "Uma coisa é você ficar um certo tempo fechado. A outra coisa é você de repente descontinuar a produção nacional e mergulhar em uma depressão. Então, esse é o alerta do presidente nós não queremos pressionar nenhum poder."

Para o ministro, o Congresso tem um perfil reformista e pode ajudar o governo a "surpreender o mundo". "Sabemos que os sinais vitais ainda estão preservados, ou seja, temos chance de fazer uma recuperação em V. Acredito que o Congresso nosso pode nos ajudar a surpreender o mundo sim."

Guedes, contudo, pediu a mediação dos empresários no relacionamento com o parlamento. "Nós precisamos do apoio dos senhores, que sempre financiaram campanhas eleitorais, que têm acesso a todos os parlamentares, que têm intimidade com presidente da Câmara e presidente do Senado, os senhores têm acesso. Trabalhem esse acesso para nos apoiar", declarou.

Últimas