Coronavírus: vai fazer home office? Fique de olho nessas dicas

Televisão, videogame, trabalhar de pijama, etc, são algumas das distrações que podem prejudicar a produtividade do trabalhador que ficar em casa

Fique de olho nessas dicas de como não perder a produtividade no home office

Fique de olho nessas dicas de como não perder a produtividade no home office

Pexels

Com o avanço dos casos de covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV2),  muitas empresas permitiram que seus funcionários trabalhassem de casa, para evitar contatos com outras pessoas e reduzir a velocidade de contágio.

Leia mais: Coronavírus no Brasil: serão 3 meses de 'muito estresse', diz ministro

O chamado home office é uma prática já conhecida no mercado de trabalho, mas em tempos de cuidados — como o que estamos atualmente — se tornou uma necessidade.

"Eu acho que o home office é necessario porque eu dependo do transporte público. Mesmo trabalhando num escritório pequeno, não dá para evitar aglomerações, porque eu pego metrô, que é lotado mesmos nesses dias", afirma a estudante e estagiária na área de comunicação e marketing Gabriela Soares, de 23 anos.  

Mas como se manter produtivo num ambiente que não seja o que está acostumado a trabalhar? Em casa temos diversas ditrações que podem tirar o foco do empregado nas tarefas a serem executadas ao longo dia. 

"Para manter a produtividade eu tenho que ficar num lugar quieto, isolado e com meu computador. Eu tenho uma planilha com as coisas que tenho que fazer e com prazos bem definidos, se não eu acabo me perdendo", conta Gabriela.

Assim como a estudante, outras pessoas enfrentarão essa realidade e devem se atentar a alguns detalhes importantes para não deixar a peteca cair. O consultor de carreira Emerson Weslei Dias entende que o momento pode ser uma boa oportunidade de aprender como se manter centrado nessa nova empreitada que é o home office. 

Veja algumas dicas de como aproveitar ao máximo o trabalho remoto, com concentração e sem perder a produtividade:

Organização

Progame-se e tenha controle sobre suas atividades. Não é porque você está em casa que uma rotina não é necessária. Os prazos de entrega não mudam, estando você no escritório da empresa ou na sacada do apartamento. Evite a tentação de procrastinar e faça o que tem que ser feito no devido tempo.

Defina metas realistas

Uma boa medida para saber se você está sendo produtivo é estabelecer metas diárias de tarefa. Fazendo isso, é possível mensurar sua produtividade no final do dia ao checar o que foi atingido e o que não foi. 

Reduza distrações

Não se deixe levar pelas tentações de casa. A televisão, o celular e o videogame são distrações sedutoras que podem tirar o foco do trabalhador. Procure se precaver de interrupções sociais, pois é comum que algumas pessoas pensem que, por estar em casa, você não está trabalhando de fato. O que não é verdade. 

Tenha um office na sua home

Tão importante quanto o trabalho a ser executado é o local onde ele será feito. É comum que no seu ambiente de trabalho normal você tenha cadeiras ergométricas, mesas reguláveis, um monitor ajustado, internet rápida etc. Em casa você tem que improvisar. É importante saber que as condições do entorno afetam seu desempenho. Portanto, procure montar uma estrutura minimamente adequado para suas tarefas diárias.

Vista-se de forma adequada

Pode até ser tentador ficar de pijama o dia inteiro, mas é importante lembrar: você está trabalhando. O ato de trocar de roupa indica ao seu cérebro que você não está num momento de lazer e que precisa estar concentrado.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Ana Vinhas