Economia Crescimento de vendas em shoppings da Multiplan desacelera na 1ª quinzena de agosto

Crescimento de vendas em shoppings da Multiplan desacelera na 1ª quinzena de agosto

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas em shopping centers da Multiplan na primeira quinzena de agosto cresceram, mas em ritmo menor que o observado em julho, disse nesta quinta-feira o vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da empresa, Armando D'Almeida Neto.

"Estamos vendo os shoppings mais cheios e um fenômeno de vendas crescentes", comentou o executivo em reunião com analistas e investidores, em São Paulo, sem fornecer os percentuais de alta.

Questionado sobre possíveis aquisições e fusões no setor, D'Almeida disse ver muitas oportunidades, mas ponderou que acordos podem demorar mais para sair, porque os preços não estão nos patamares em que a companhia estaria disposta a fechar negócio.

Ele acrescentou que a Multiplan também vê potencial de crescimento orgânico por meio da expansão de shoppings que já estão em operação. Desde a abertura de capital, em 2007, a administradora de shoppings aumentou a área bruta locável em 163,5 por cento. "Podemos fazer expansões, novos shoppings... Acredito que esse crescimento de área vai continuar ao longo dos próximos anos", afirmou D'Almeida.

O executivo ressaltou, porém, que o objetivo da empresa é ganhar eficiência e manter o nível de alavancagem sob controle. "Felizmente tem muitas oportunidades que nos mantém ocupados... Mas queremos crescer e ser rentáveis sem ter exposição exagerada de endividamento", disse.

Segundo ele, a Multiplan vem intensificando os esforços para implementar mudanças operacionais que gerem economias em termos de condomínio e permitam elevação dos aluguéis. "Tem condomínios que não têm aumento nominal há três anos", contou D'Almeida.

O executivo não elaborou sobre o cronograma de iniciativas planejadas, mas destacou entre elas a instalação de painéis solares no ParkShopping Canoas (RS), com entrega prevista para novembro deste ano, que devem reduzir em quase 20 por cento o consumo de energia.

Outra estratégia da Multiplan para elevar a rentabilidade dos negócios e fazer frente ao e-commerce é seguir ampliando as áreas de serviços e alimentação nos shoppings, que segundo D'Almeida proporcionaram nos últimos 10 anos resultados de vendas melhores que outros segmentos mais convencionais, como o de vestuário.

"Assim serão os shoppings do futuro", comentou, citando como exemplo a inauguração de um centro médico com mais de 30 clínicas e 6,2 mil metros quadrados no RibeirãoShopping, em agosto.

Às 12:40, as ações ordinárias da Multiplan subiam 0,18 por cento, cotadas a 71,63 reais, seguindo na mesma direção do Ibovespa , que avançava 0,43 por cento.

    Access log