Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Criação de vagas nos EUA deve ter acelerado em dezembro e pode aliviar nervosismo dos mercados

Economia|

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos provavelmente acelerou em dezembro com os salários aumentando de forma sólida, o que pode ajudar a aliviar uma recente retomada dos temores sobre a saúde da economia que afetou os mercados financeiros.

O Departamento do Trabalho publicará seu relatório mensal de emprego nesta sexta-feira depois de pesquisas mostrando fortes quedas na confiança do consumidor e na atividade industrial no mês passado. Ambas foram vistas como mais alertas de que a expansão econômica, agora em seu nono ano e a segunda mais longa já registrada, está perdendo força.

A criação de vagas nos EUA provavelmente chegou a 177 mil no mês passado, de acordo com pesquisa da Reuters junto a economistas, depois de chegar a 155 mil em novembro. A fraca criação de postos de trabalho em novembro foi atribuída às temperaturas baixas, que afetaram as contratações em locais de construção.

Publicidade

"Isso será boa notícia para o sentimento prejudicado nos mercados financeiros", disse Sung Won Sohn, economista-chefe do SS Economics. "Há uma crescente preocupação de que a economia vai desacelerar de forma significativa em 2019."

A não ser que haja uma grande diferença em relação às estimativas ou amplas revisões nos dados dos meses anteriores, a criação de vagas em dezembro deve levar o emprego total nos EUA acima de 150 milhões pela primeira vez.

Publicidade

A renda média por hora deve subir 0,3 por cento em dezembro após ganho de 0,2 por cento em novembro. Entretanto, o aumento anual nos salários deve cair para 3 por cento de 3,1 por cento em novembro já que o grande aumento de dezembro de 2017 sairá da conta.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.