Economia Criação de vagas nos EUA deve ter acelerado em outubro com enfraquecimento de surto de Covid-19

Criação de vagas nos EUA deve ter acelerado em outubro com enfraquecimento de surto de Covid-19

MACRO-EUA-CRIACAO:Criação de vagas nos EUA deve ter acelerado em outubro com enfraquecimento de surto de Covid-19

Reuters - Economia

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - A criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos provavelmente acelerou em outubro uma vez que o surto de infecções por Covid-19 no verão (do hemisfério norte) enfraqueceu, oferecendo mais evidência de que a atividade econômica está ganhando força no início do quarto trimestre.

Mas o relatório de emprego do Departamento do Trabalho a ser divulgado nesta sexta-feira deve mostrar que a escassez de trabalhadores persiste mesmo depois de encerrados os benefícios financiados pelo governo aos desempregados e de as escolas terem reaberto para aulas presenciais.

Ainda assim, os dados vão se somar ao aumento da confiança do consumidor e à atividade do setor de serviços para pintar um cenário mais favorável da economia, depois que a variante Delta do coronavírus e a escassez de bens restringiram o crescimento no terceiro trimestre para o ritmo mais fraco em mais de um ano.

A economia norte-americana provavelmente criou 450 mil vagas de trabalho no mês passado, de acordo com pesquisa da Reuters junto a economistas. Em setembro foram abertos 194 mil postos de trabalho, menor número em nove meses.

O ganho de vagas de outubro pode levar o emprego a cerca de 4,5 milhões abaixo do pico de fevereiro de 2020. As estimativas variaram de 125 mil a 755 mil vagas.

Últimas