Economia De olho em Grécia, BCE diz que pode escolher onde reinvestir proventos de programa emergencial de compra de ativos

De olho em Grécia, BCE diz que pode escolher onde reinvestir proventos de programa emergencial de compra de ativos

MACRO-BCE-REINVESTIR-PEPP:De olho em Grécia, BCE diz que pode escolher onde reinvestir proventos de programa emergencial de compra de ativos

Reuters - Economia

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) disse nesta quinta-feira que, diante de um estresse, pode escolher onde e quando investir os recursos de 1,6 trilhão de euros em títulos que adquiriu sob seu esquema de compra de ativos de emergência.

O BCE disse que parará com o Programa de Compras de Emergência da Pandemia (PEPP, na sigla em inglês) depois de março, mas que continuará a reinvestir os ganhos nas operações até 2024.

Além disso, o BCE disse que "sob estresse" pode reinvestir o dinheiro "de forma flexível ao longo do tempo, de classes de ativos e de jurisdições a qualquer momento", crucialmente incluindo títulos gregos, excluídos do antigo e contínuo Programa de Compra de Ativos do BCE.

Isso também pode ajudar a cessar potenciais crises em países como a Itália, que muitas vezes enfrenta volatilidade no mercado de títulos devido ao alto endividamento e ao crescimento econômico insuficiente.

O BCE comprou 1,6 trilhão de euros em títulos principalmente soberanos sob o PEPP.

(Por Francesco Canepa)

Últimas