Imposto de renda 2020

Economia Documentos da declaração do IR devem ser guardados por 6 anos

Documentos da declaração do IR devem ser guardados por 6 anos

Período corresponde ao prazo em que a Receita fiscaliza leva para analisar as informações presentes nas declarações apresentadas

Documentos usados no IR devem ser preservados

Documentos usados no IR devem ser preservados

PxFuel

Os contribuintes que já transmitiram a declaração de Imposto de Renda 2020 para a base de dados da Receita Federal devem manter guardada toda a documentação utilizada no preenchimento ao menos até 2026.

Richard Domingos, diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, afirma que o prazo para manter a posse dos documentos equivale a cinco anos mais o ano da entrega.

"A declaração do Imposto de Renda começa a contar a decadência de 2019 no momento em que se entrega ela para o Fisco. Então, a Receita tem até 2025 para fiscalizar 2019", explica Domingos.

Leia mais: Receita libera consulta ao segundo lote de restituição do IR 2020

A medida visa proteger o contribuinte na hora de prestar eventuais esclarecimentos à Receita Federal durante a fase de cruzamento de dados.

Entre os documentos a serem guardados aparecem informes de rendimentos, comprovantes de despesas com saúde e educação, dados bancários referentes ao dia 31 de dezembro de 2019 e comprovações de compra ou venda de bens. 

Arte/R7

Últimas