Economia Economia dos Estados Unidos cresce 6,5% no 2º trimestre

Economia dos Estados Unidos cresce 6,5% no 2º trimestre

Resultado positivo do PIB norte-americano ocorre com avanço da vacinação e aumento dos gastos com viagens

Reuters - Economia
PIB dos EUA cresceu 6,5% no 2º trimestre

PIB dos EUA cresceu 6,5% no 2º trimestre

Jeenah Moon/Reuters - 25.3.2021

A economia dos Estados Unidos cresceu de maneira sólida no segundo trimestre, com a ajuda massiva do governo norte-americano e as vacinações contra a covid-19 alimentando os gastos com serviços relacionados a viagens.

De acordo com dados do Departamento do Comércio dos EUA divulgados nesta quinta-feira (29),  o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu a uma taxa anualizada de 6,5% entre abril e junho. A economia cresceu a uma taxa revisada de 6,3% no primeiro trimestre.

Com a estimativa do segundo trimestre, o governo divulgou revisões para os dados do PIB, que mostram a economia contraindo 3,4% em 2020, em vez dos 3,5% estimados anteriormente. Essa ainda é a maior queda no PIB desde 1946.

Um relatório separado do Departamento do Trabalho mostrou que os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 24 mil, para um número com ajuste sazonal de 400 mil na semana encerrada em 24 de julho. Economistas consultados pela Reuters previam 380 mil novos pedidos para a última semana.

Os pedidos aumentaram na semana encerrada em 17 de julho, mas os economistas atribuíram o aumento às dificuldades em eliminar as flutuações sazonais dos dados. Antes da pandemia, fábricas de automóveis fecharam no início de julho para reforma, o que causou um aumento temporário nas demissões, que depois foi revertido na segunda quinzena de julho.

A escassez global de semicondutores forçou alguns fabricantes de automóveis a reduzir ou paralisar temporariamente as linhas de produção.

Últimas