Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Economia global já está em recessão, indica pesquisa

Economia|

Por Rahul Karunakar e Shrutee Sarkar

BENGALURU (Reuters) - A economia global já está em recessão, conforme o impacto sobre a atividade econômica da pandemia de coronavírus se tornou mais generalizado, de acordo com economistas consultados pela Reuters em meio a uma série de ações de estímulos de bancos centrais nesta semana.

A disseminação da doença causada pelo vírus, a Covid-19, tem levado os mercados financeiros a entrarem em parafuso a despeito de algumas das maiores medidas de estímulo desde a crise financeira anunciadas por dezenas de bancos centrais na Europa, Américas, Ásia e Austrália.

O pânico ficou evidente em ações, títulos, ouro e preços de commodities, sublinhando as expectativas de graves danos econômicos decorrentes do surto de coronavírus.

Publicidade

Mais de três quartos dos economistas das Américas e da Europa entrevistados nesta semana, 31 de 41, disseram que a atual expansão econômica global já havia terminado, em resposta a uma pergunta sobre se a economia global já estava em recessão.

"Na semana passada, concluímos que o choque Covid-19 produzirá uma recessão global à medida que quase todo o mundo sofrerá contração entre fevereiro e abril", observou Bruce Kasman, chefe de pesquisa econômica global do JP Morgan.

Publicidade

"Não há mais dúvida de que a maior expansão global já registrada terminará neste trimestre. A questão chave agora é medir a profundidade e a duração da recessão de 2020."

As previsões de crescimento para os piores cenários estimadas há apenas algumas semanas em alguns casos já estão no cenário central para economistas do setor privado nas pesquisas da Reuters.

Publicidade

"As notícias em evolução sobre o Covid-19 provocaram 'saltos de previsão', com economistas e estrategistas diminuindo repetidamente suas previsões. Entre as três grandes economias, os Estados Unidos e a zona do euro terão um crescimento negativo, enquanto espera-se que o crescimento da China chegue a 1,5% ", disse Ethan Harris, chefe de economia global do BofA.

A perspectiva é de que a economia global aumentará 1,6% este ano, quase metade dos 3,1% previstos na pesquisa de janeiro e a mais fraca desde a crise financeira global de 2007 a 2009. As previsões para o PIB global para 2020 variaram de -2,0% a + 2,7%.

"Consistente com isso, nossos economistas agora esperam recessões na Europa, Japão, Canadá e possivelmente nos Estados Unidos", afirmou a equipe de pesquisa econômica da Goldman Sachs.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.