8 filmes para aprender sobre educação financeira em casa

O R7 Economize e a CM Capital preparam uma lista para quem quer adquirir conhecimento enquanto se diverte e relaxa no sofá

Mesmo dentro de casa, você pode aprender sobre finanças de uma forma agradável

Mesmo dentro de casa, você pode aprender sobre finanças de uma forma agradável

Pixabay

Aprender sobre finanças não precisa ser um trabalho complicado e nem cansativo para quem deseja conhecer mais sobre o mercado financeiro. Muitas pessoas associam esse aprendizado a termos complicados, siglas de difícil interpretação e acabam desistindo, mas existem diferentes caminhos para quem quer aprender de uma forma mais leve. Além dos cursos, livros e vídeos na internet sobre o tema, há também a possibilidade de aprender assistindo filmes.

Muitas obras ajudam a entender os termos, mostram consequências de escolhas erradas na área financeira e conscientizam sobre a importância de poupar e perseverar na jornada de investimentos.

Não importa se o filme é ficção, baseado em fatos reais ou documentários, o importante é aprender e, muitas vezes, nem perceber que, dessa forma, adquire-se conhecimento.  O R7 Economize, em parceria com a CM Capital, uma das maiores corretoras do país, separou alguns títulos de filmes que podem ajudar quem se interessa pelo tema.

1- Os Delírios de Consumo de Becky Bloom
O filme é baseado em uma série de livros que conta a história de uma mulher viciada em compras. Com muito bom humor, o enredo nos permite acompanhar as loucuras da protagonista em busca pelo controle de sua vida financeira e como o problema pode afetar outras áreas da vida de alguém.

Todo mundo que já escondeu de si mesmo a fatura do cartão de crédito ou comprou algo de que não precisava vai se identificar com o longa. Controlar o consumismo e gastar menos são dicas importantes para quem quer lidar com o dinheiro de forma saudável.

Simule seus investimentos na CM Capital

2- À Procura da Felicidade
Baseado em uma história real, o longa, estrelado por Will Smith, mostra a história de um homem desempregado e sua luta para cuidar do filho pequeno. Depois de ser abandonado pela esposa, despejado do apartamento onde morava e aceitar um estágio não remunerado em uma corretora de ações, o personagem principal vive uma saga para superar obstáculos e retomar o controle da vida. A história inspiradora fala da importância de focar em objetivos e se esforçar para conquistá-los.

3- O Homem que Mudou o Jogo
O filme conta a história de um gerente de um time de beisebol que sofre com um orçamento apertado para cuidar de sua equipe e pode servir de inspiração para quem precisa lidar com dinheiro, mesmo quando ele é contado. O longa mostra que dedicação e comprometimento são fundamentais para mudar cenários.

4- O Lobo de Wall Street
Baseado na autobiografia de Jordan Belfort, o longa, estrelado por Leonardo DiCaprio mostra o método usado pelo corretor da Bolsa para fazer sua fortuna. O fim dessa história, na vida real, não foi tão boa, já que Belfort foi preso por fraude e lavagem de dinheiro. No entanto, o filme faz sucesso porque mostra, na prática, como um método financeiro marcou a carreira de um homem.

Saiba como investir a partir de R$ 30 com a CM Capital

5- Até Que a Sorte Nos Separe
A comédia brasileira retrata com bom humor a história de uma família que vive no luxo após o pai ganhar na loteria. Depois de 16 anos, ele passa por apuros ao tentar esconder da esposa que faliu. O filme é recheado de lições práticas de como lidar com finanças e controlar gastos.

6- Freakomics: O Estranho Mundo da Economia
O documentário, de 2010, é baseado em um livro homônimo, e traz casos do cotidiano em que a teoria econômica pode ser aplicada. A ideia é mostrar que os comportamentos sociais, a cultura e as relações humanas estão diretamente ligados à economia.

7- Trabalho Interno
Um dos principais títulos para quem quer entender a crise econômica de 2008. O documentário, de 2010, explica a sequência de fatores que culminaram na quebra da bolsa de Nova York e mostra o “lado sujo” de Wall Street.

8- A Grande Aposta
Com um elenco com grandes nomes de Hollywood, o filme conta a história de um especialista em mercado financeiro que encontra problemas no mercado imobiliário e se antecipa a crise de 2008, investindo dinheiro nessa falha. O longa é uma excelente opção para quem quer aprender alguns termos usados no dia a dia do mercado financeiro.

Assim como o aprendizado dos filmes, a CM Capital está à disposição para te ajudar na administração de suas finanças. Como uma das maiores corretoras do país, a CM Capital tem um time de especialistas pronto para atender seus clientes, mesmo que online, indicando melhores formas de investir e cuidar do seu dinheiro.

CM Capital: a corretora dos grandes players institucionais agora no varejo