Minha Aposentadoria

Economize Aposentado deve guardar parte do 13º para gastos de início de ano

Aposentado deve guardar parte do 13º para gastos de início de ano

Maior parte dos segurados do INSS usará dinheiro para complementar renda ou pagar dívidas, segundo especialistas

  • Economize | Márcia Rodrigues, do R7

Dinheiro da 2ª parcela deve ser usado com cautela para não gerar dívidas futuras

Dinheiro da 2ª parcela deve ser usado com cautela para não gerar dívidas futuras

Marcos Santos/USP Imagens

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começarão a receber a segunda parcela do 13º salário nesta quinta-feira (24). O calendário de pagamento segue até o dia 7 de julho.

Apesar de o pagamento do abono salarial ter sido antecipado como tentativa de amenizar os efeitos da pandemia de covid-19, especialistas pedem cautela com o dinheiro.

O motivo é simples: as contas de início de ano, como IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outras, não serão adiadas ou suspensas.

Para Miguel Ribeiro de Oliveira, diretor-executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), a maior parte das famílias já tem um destino para o dinheiro, considerando que muita gente perdeu renda nesse período, precisa complementar o orçamento doméstico ou pagar dívidas.

É um dinheiro que veio em boa hora, que vai ajudar muita gente, mas não podemos esquecer que era usado nas festas de fim de ano e para pagar as dívidas de início de ano. É preciso lembrar que ele foi antecipado, porém, você não poderá contar com ele no fim do ano.

Miguel de Oliveira

Por esse motivo, o especialista recomenda que é muito importante guardar uma parte para do abono salarial para arcar com esses gastos e não se endividar mais para a frente.

A educadora financeira Teresa Tayra indica que o aposentado ou pensionista deve fazer uma análise criteriosa da sua situação econômica antes de sair gastando.

Ela cita algumas perguntas que o segurado do INSS deve se fazer e dá dicas:

• Está com dívidas ou sua situação financeira está sob controle?
• Tem uma reserva para imprevistos? Caso ainda não tenha, destine uma parte para essa finalidade. “A falta de reserva de emergência é um dos maiores causadores de dívidas”, frisa.
• Se sua prioridade é quitar dívidas, avalie se anda consumindo acima do seu padrão de vida e ajuste seu orçamento antes qualquer atitude.
• Evite consumos imediatistas.
• Planeje bem suas compras. Esse hábito permite pesquisar preços, avaliar ofertas ou buscar soluções alternativas.

Calendário de pagamento

Os primeiros contemplados com a antecipação do pagamento do abono salárial serão os segurados com o final do benefício terminado em "1" e que ganham até um salário mínimo (R$ 1.100).

Para aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo, o pagamento inicia em 1º de julho para benefícios com finais em "1" e "6" (confira o calendário completo abaixo).

Reprodução/INSS

Normalmente, o crédito ocorre em agosto e novembro. No entanto, o governo decidiu antecipar a primeira e a segunda parcelas do abono para combater os impactos da pandemia de covid-19 e estimular uma retomada mais rápida da economia.

Últimas