Minha Aposentadoria

Economize Aposentado deve priorizar gastos com saúde ao receber 13º do INSS

Aposentado deve priorizar gastos com saúde ao receber 13º do INSS

Segunda parcela do abono anual começa a ser paga nesta segunda-feira (25). Antecipação visa minimizar crise gerada por pandemia do coronavírus

  • Economize | Raphael Fernandes*, do R7

13º salário dos aposentados foi antecipado

13º salário dos aposentados foi antecipado

A7 Press/Folhapress - 11.02.2020

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar a segunda parcela do 13º salário para os aposentados nesta segunda-feira (25).

O pagamento foi antecipado numa tentativa do governo de minimizar a crise gerada pela pandemia do coronavírus.

Em meio a tantas incertezas nesse período, com a maioria dos aposentados pertencendo ao grupo de risco, Teresa Tayra, educadora financeira, diz que esse público deve priorizar os gastos com saúde e bem-estar no seu orçamento. 

"Estamos vivendo uma situação muito delicada e precisamos nos cuidar. O aposentado deve investir em uma boa alimentação e no seu bem-estar neste momento."

Teresa Tayra

A educadora financeira também alerta sobre a importância de ser consciente com os gastos durante e após o fim da pandemia.

"Seja consciente com seus gastos. Não empreste para pessoas que não sabem lidar com suas finanças. Analise o quanto sua vida poder mudar pós-pandemia, antes de sair gastando".

Miguel José de Oliveira, diretor executivo da Anefac (Associação Nacional dos executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), acredita que o recurso vem em boa hora e ajudará bastante a categoria.

"O dinheiro complementará a renda do aposentado que está comprometida de alguma forma neste período de crise."

Miguel de Oliveira

Assim como Teresa, Oliveira também destaca a importância de os "gastos serem mais conscientes neste período.

"Use o benefício com moderação. É uma poupança para enfrentar esse período de pandemia, que não se sabe quanto vai durar. Não é o momento de gastar ou sair planejando gastos."

Miguel de Oliveira

Ajuda agora, mas e o futuro?

Oliveira lembra que também é fundamental pensar no futuro. Afinal, por ter sido antecipado para o início do ano, o aposentado não poderá contar com esta parcela do 13º salário no futuro.

"A população costuma utilizar parte do 13º para o pagamento de despesas de começo de ano. A maioria também reserva uma parte para comprar os presentes de Natal, outra para pagar dívidas e o que sobra guarda como reserva de emergência".

Para quem não precisar utilizar o dinheiro agora, Teresa recomenda que ele seja guardado como reserva financeira ou para realizações futuras. 

Época de investimentos?

Oliveira diz que não hora é de se "aventurar em investimentos de risco".

"Guarde o dinheiro numa cardenta de poupança ou num fundo de renda fixa. Nesse momento, mais importante do que ganhar dinheiro é preservar patrimônio", finaliza.

Veja o calendário de pagamentos da segunda parcela:

Para quem ganha até um salário mínimo:

Final 1: 25/05
Final 2: 26/05
Final 3: 27/05
Final 4: 28/05
Final 5: 29/05
Final 6: 01/06
Final 7: 02/06
Final 8: 03/06
Final 9: 04/06
Final 0: 05/06

Para quem ganha mais de um salário mínimo:

Final 1 e 6: 01/06
Final 2 e 7: 02/06
Final 3 e 8: 03/06
Final 4 e 9: 04/06
Final 5 e 0: 05/06

*Estagiário do R7, sob a supervisão de Márcia Rodrigues

Últimas