Como funciona um simulador de investimentos e como usar a ferramenta

Quer uma ajuda para decidir a melhor maneira de aplicar seu dinheiro? Aprenda a utilizar mais esta facilidade online que a CM Capital oferece

Chega de cálculos e previsões no papel: simule seu investimento online

Chega de cálculos e previsões no papel: simule seu investimento online

Pixabay

Um simulador de investimentos é uma ferramenta prática e útil, que ajuda a descobrir as melhores opções para aplicar recursos, prever ganhos e evitar perdas. Por meio da inteligência do sistema, é possível tomar as decisões quanto ao melhor produto para investir e alinhar as expectativas quanto à sua rentabilidade e liquidez. Mas na prática, como funciona?

Para fazer uma boa simulação, é necessário ter à mão todas as informações sobre sua vida financeira e uma visão clara das metas e objetivos que pretende alcançar. No caso da plataforma online da CM Capital, cinco abas de opções foram desenvolvidas para que os interessados informem quanto pretendem investir inicialmente, qual o valor mensal recorrente e por quanto tempo esse valor será aplicado.

Simule seu investimento na CM Capital

Simulador ajuda a entender a diferença de rentabilidade entre os produtos

Simulador ajuda a entender a diferença de rentabilidade entre os produtos

Pixabay

Poupança é ilusão

A partir desses dados, o sistema gera automaticamente uma previsão de qual será a rentabilidade do investimento escolhido. Um exercício interessante para quem está começando, bem como para os investidores de perfil conservador ou moderado. A ferramenta ajuda a entender o comportamento de um produto frente a aplicações tradicionais, como a poupança.

De acordo com as informações inseridas, o simulador mostra uma análise não somente da possibilidade de lucros, mas também do quanto se deixa de ganhar ao insistir em deixar o dinheiro “rendendo” na poupança. A diferença chega a ser surpreendente.

Cinco produtos de investimentos estão sujeitos a essa simulação de ganhos: Tesouro Selic, Tesouro IPCA+, Tesouro Prefixado, CDB e LC, LCI e LCA. Em todos os casos, o resultado é demonstrado em valor líquido, já incluído valor de desconto do imposto de renda e a taxa de 0,3% ao ano do Tesouro Direto.

Os dados são processados considerando o momento econômico vigente e é importante lembrar que todas as recomendações geradas automaticamente dentro da plataforma têm um caráter informativo.

Isso significa que não há garantias quanto aos resultados futuros, nem oferta firmada com base nessas premissas. A lista de produtos, com suas margens de liquidez, são exemplos de como uma linha de investimento pode se comportar mediante uma linha de tempo versus o montante aplicado. Simples, prático e racional. Agora é a sua vez de comprovar.

CM Capital: a corretora dos grandes players institucionais agora no varejo