Especialistas dão dicas de investimentos mais seguros em tempos de crise econômica

Com a pandemia de coronavírus gerando instabilidade, Vitor Baldi e Patrícia Lages orientam sobre a importância de manter a calma

Em momentos de crise, é fundamental manter a calma e analisar o melhor investimento

Em momentos de crise, é fundamental manter a calma e analisar o melhor investimento

Pixabay

Nas últimas semanas, a instabilidade da economia mundial tem deixado especialistas e investidores em alerta. Isso porque a pandemia de coronavírus, que continua fazendo vítimas em todo o mundo, também afetou o mercado financeiro e causou oscilações que há muito tempo não enfrentávamos. Em apenas um mês, o Ibovespa, principal indicador de desempenho das ações negociadas na B3, desvalorizou 35,3%, fazendo com que ela acionasse seis vezes o circuit breaker, que é a paralisação dos negócios na Bolsa quando a queda do índice é maior de 10% em relação ao dia anterior.

Com o cenário, é comum que os investidores sintam-se preocupados e tenham dificuldade de saber quais são os investimentos mais seguros no momento. Na avaliação de Vitor Baldi, diretor de operações da CM Capital, uma das maiores corretoras do Brasil, é fundamental ter calma e ser racional para passar por uma situação como essa. “O momento é difícil para todos e, como em todo momento difícil, o melhor a se fazer é ter calma e agir racionalmente. Com investimentos, a mesma lógica se faz necessária”, alerta.

A especialista em mercado financeiro, Patrícia Lages, concorda com Baldi sobre manter a calma e agir com cautela. Ela diz que o momento é de aguardar e não tomar nenhuma atitude. “Quem tem investimentos e perdeu dinheiro em renda variável deve manter a cabeça fria e não sacar o dinheiro e nem vender as ações em baixa”, acredita. “O que foi perdido pode ser recuperado ainda que leve tempo, então é melhor esperar do que resgatar e arcar com a perda agora”, avalia Patrícia.

O cenário, sem precedentes, gera ainda mais instabilidade, já que é impossível prever o que vai acontecer adiante, e isso, segundo Patrícia, é um ponto de atenção para investimentos, principalmente na Bolsa. Ela explica que é importante entender que ter uma ação de uma empresa é como ser sócio dela, ou seja, o acionista vai receber os dividendos quando e se a empresa tiver lucro. Isso deve ser levado em conta diante a instabilidade. “Com o cenário atual, não sabemos o que acontecerá em diversos setores tanto da indústria, como do comércio ou serviços. Qualquer compra de ações será uma aposta e nem mesmo o economista mais experiente poderá afirmar com convicção as melhores ações para compra”, diz Patrícia.

Mas o que fazer agora?
Para Baldi, este momento é ideal para quem quer investir em ações de longo prazo, como a própria Bolsa de Valores. “Já passamos por diversas crises ao longo da história e o fator tempo mostra que, para quem pode investir em longo prazo, o investimento em Bolsa tende a apresentar rentabilidade superior a todos os outros investimentos”, defende. Baldi afirma que a Bolsa tem apresentado retomada significativa, o que deixa os investidores mais animados.

O especialista também aconselha os investimentos em fundos de crédito privado, que é um produto composto por diversos títulos privados.

Simule seu investimento na CM Capital

Patrícia acredita que esse seja um bom momento para investimentos de renda fixa, que proporciona menor rendimento, mas maior segurança, diferente da renda variável. “Para quem deseja fazer uma reserva de emergência, o melhor é optar por um investimento de liquidez diária, ou seja, que possa ser resgatado a qualquer momento. E quem já tem uma reserva aplicada pode escolher uma renda fixa com um rendimento um pouco mais vantajoso, buscando sempre algo que renda acima de 100% do CDI. Pode ser CDB, LCA, LC ou LCI”, aconselha.

Mantendo a calma
A CM Capital é a única corretora do Brasil que disponibiliza uma especialista para cuidar do emocional dos clientes. A Cissa possui um espaço gratuito e online dentro do portal do cliente. Além de educação financeira, a empresa acredita que é importante preparar os clientes para oscilações como a que estamos vivendo com o objetivo de torna-los mais experientes no mundo dos investimentos. Na corretora, também é possível investir em ações no mercado fracionário sem custo.

CM Capital: a corretora dos grandes players institucionais agora no varejo