Economize Mutirão nacional de renegociação de dívida começa nesta segunda

Mutirão nacional de renegociação de dívida começa nesta segunda

A ação vai permitir que devedor tenha oportunidade de quitar débito, além de receber orientações financeiras

Mutirão de renegociação de dívidas será promovido do dia  1º ao dia 30 de novembro

Mutirão de renegociação de dívidas será promovido do dia 1º ao dia 30 de novembro

Bruno Domingos/Reuters

A partir desta segunda-feira (1º), quem tiver dívidas em atraso com institutições financeiras poderá participar do Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. O evento, que vai até o dia 30 de novembro, permite que o devedor tenha a oportunidade de quitar os débitos, além de receber orientações financeiras. 

Promovida pelo Banco Central, junto com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a Secretaria Nacional do Consumidor e o Senado Federal, a campanha deste ano terá foco na educação financeira. 

Para iniciar a negociação de uma dívida em atraso, o devedor deve realizar o registro na plataforma consumidor.gov.br. Depois, é necessário escolher a instituição com a qual deseja negociar e relatar o problema. O banco tem prazo de até 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta.

Foi desenvolvida uma página específica (mutirao.febraban.org.br) com o passo a passo da negociação. A medidada pretende auxiliar os devedores a se preparar para a negociação, com informações sobre como descobrir quais são suas dívidas, quando vale a pena participar do mutirão e quanto do orçamento poderá ser destinado ao pagamento dessas dívidas no momento da negociação.

Na página, o interessado em participar do programa encontrará, por exemplo, um link para o Registrato, por meio do qual é possível acessar a lista das dívidas em seu nome junto às instituições financeiras.

“É uma ação conjunta que não apenas contribui para o reestabelecimento do equilíbrio financeiro das famílias, mas, principalmente, promove a educação financeira, que é fundamental para que o consumidor consiga evitar o endividamento de risco, tenha mais informações sobre produtos e serviços bancários e melhore sua saúde financeira", afirma Issac Sidney, presidente da Febraban.

Por meio do site, segundo a instituição, é possível fazer desde o rastreio de dívidas em todo o sistema financeiro nacional; calcular o quanto do orçamento pessoal pode ser destinado ao pagamento mensal em uma negociação; consultar o seu índice de ISF (Saúde Financeira), até o envio final de propostas de acordo às instituições credoras na plataforma consumidor.gov.br.

Serviço

Mutirão da Negociação de Dívidas e Orientação Financeira

Quando: de 1º a 30 de novembro

Endereços: consumidor.gov.br
                  mutirao.febraban.org.br   

Promoção: Banco Central, Febraban (Federação Brasileira de Bancos), Secretaria Nacional do Consumidor e Senado Federal

Últimas