Economize Prazo para usar crédito da nota fiscal no IPVA vai até 31 de outubro

Prazo para usar crédito da nota fiscal no IPVA vai até 31 de outubro

Em outubro de 2020, 20.846 consumidores solicitaram o abatimento do IPVA deste ano, totalizando cerca de R$ 1,4 milhão

  • Economize | Do R7

Crédito da nota fiscal pode ser usado para reduzir o valor do IPVA 2022

Crédito da nota fiscal pode ser usado para reduzir o valor do IPVA 2022

ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO-01/08/2019

Os motoristas já podem destinar os créditos da Nota Fiscal Paulista para reduzir o valor do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2022. Para isso, é preciso fazer o cadastro no sistema da Nota Fiscal Paulista e solicitar essa opção. O prazo vai até o dia 31 de outubro. 

Leia também: Valorização dos seminovos vai deixar IPVA mais caro em 2022

Além de poder ser transferido para a conta do consumidor, o crédito da nota fiscal tem a opção de ser utilizado como desconto no imposto. Segundo a secretaria estadual da Fazenda e Planejamento, o veículo deve estar no nome do usuário cadastrado no programa para que a opção seja válida. "Outubro é o único período do ano em que os consumidores podem utilizar seus créditos com essa finalidade", explica a secretaria.

O consumidor poderá escolher qual o valor (integral ou parcial) que deseja enviar para o abatimento do IPVA. Caso envie mais do que é necessário para a quitação, o dinheiro será restituído na conta corrente da Nota Fiscal Paulista.

Em outubro de 2020, de acordo com a secretaria, 20.846 consumidores solicitaram o abatimento do IPVA deste ano, totalizando cerca de R$ 1,4 milhão.

Para realizar o procedimento é necessário:

- Acessar o site da Nota Fiscal Paulista (portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp) até a data limite de 31 de outubro.

​- Usuário e senha de cadastro no Programa NFP para transferências de valor baixo ou certificado digital para transferências de valor alto.

- Para transferência para conta bancária de titularidade do consumidor: Dados de banco, agência e número da conta (corrente ou poupança) de sua titularidade.

- Para abatimento do IPVA: Número do RENAVAM de veículo de sua propriedade.

Últimas