Saiba como escolher as melhores ações para investir na Bolsa

Especialistas alertam para a necessidade de estudar sobre o desempenho das empresas e diversificar os investimentos por ramo de atividade

Melhores ações são conhecidas como "top picks"

Melhores ações são conhecidas como "top picks"

PxFuel

A ideia de investir na Bolsa de Valores envolve a capacidade de procurar pelas melhores ações disponíveis no momento, as chamadas "top picks".

Leia mais: Investir em ações da Petrobras é um bom negócio no momento?

Para entender quais são as alternativas mais adequadas na hora de montar uma carteira eficiente, especialistas atentam para a necessidade de conhecer os papéis a serem comprados e saber diversificar as escolhas.

Leia mais: Ibovespa supera os 100 mil pontos pela 1º vez desde março

Andressa Siqueira, especialista em investimentos da Magnetis afirma que é preciso fazer uma pesquisa completa a respeito das companhias nas quais pretende apostar no mercado acionário.

"É importante que se conheça as empresas nas quais se vai investir e entender um pouco sobre o histórico delas no longo prazo. Verificar se já estão consolidada, têm poucas dívidas e bons retornos”
Andressa Siqueira

A economista Paloma Brum, da Toro Investimentos, recomenda que se tenha atenção para diversificar a carteira o máximo possível, sem alocar todos os recursos em um único segmento econômico.

Leia mais: Investidores podem começar a ‘perder dinheiro’ na renda fixa

“Se você concentrar todo o seu capital em um único setor ou em poucos setores, qualquer oscilação causa uma influência muito grande"
Paloma Brum

Para os iniciantes no mercado de ações, Paloma avalia como boa opção as chamadas “blue chips”, nome dado às ações mais negociadas da Bolsa de Valores.

“Esses papéis costumam entregar uma boa performance”, explica ela.

Leia mais: Como investir os primeiros R$ 100 na Bolsa de Valores

A economista coloca na lista os papéis dos grandes bancos, empresas elétricas e de saneamento.

Segundo Paloma, esses segmentos são bons pagadores de dividendos.