Novo Coronavírus

Economize Um terço dos brasileiros perdeu renda na pandemia, diz pesquisa

Um terço dos brasileiros perdeu renda na pandemia, diz pesquisa

Levantamento da Mastercard aponta que 60% da população ficou mais preocupada com o futuro financeiro

  • Economize | Do R7

Cerca de 11% foram demitidos na pandemia

Cerca de 11% foram demitidos na pandemia

Andre Melo Andrade/Immagini/Folhapress - 07.07.2020

A pandemia do novo coronavírus resultou na redução da renda de um em cada três brasileiros (33%), sendo que 11% foram demitidos de seus empregos, segundo pesquisa realizada pela Mastercard.

O período também deixou cerca de 60% dos brasileiros mais preocupados com o futuro financeiro. O estudo, no entanto, mostra que apenas 45% planejam economizar dinheiro para uma reserva de emergência.

Leia mais: Vacinação em massa vai garantir retomada da economia, diz Guedes

Menos da metade dos brasileiros planeja reserva de emergência

Menos da metade dos brasileiros planeja reserva de emergência

Public Domain Pictures

A pesquisa também questionou os entrevistados sobre a prática do home office e observou que 63% dos brasileiros empregados trabalharam em casa durante algum período da quarentena.

Dos entrevistados, mais da metade espera retornar ao trabalho presencial ainda na primeira metade de 2021, além disso, 3% acreditam que isso só ocorrerá no segundo semestre e 13% planejam passar a trabalhar remotamente permanentemente.

Fatores emocionais

Os resultados da pesquisa revelam também que as políticas de isolamento social tiveram um grande impacto no emocional dos consumidores, com 33% se sentindo menos felizes e 32% com mais raiva do que antes.

Os níveis de ansiedade também subiram e 54% dos entrevistados acreditam que o nível de ansiedade e estresse está maior agora do que antes e 43% estão sentindo mais medo.

Últimas