Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Eletrobras abre plano de demissão consensual nesta segunda-feira

Trabalhadores que queiram aderir ao plano serão desligados da empresa em oito grupo, no período de 30 de maio a 14 de dezembro deste ano

Economia|Giuliana Saringer, do R7

torres de energia, eletrobras, app, foto em alta, 900
torres de energia, eletrobras, app, foto em alta, 900 torres de energia, eletrobras, app, foto em alta, 900

A Eletrobras lançou nesta segunda-feira (26) o Plano de Demissão Consensual. Os trabalhadores que quiserem se demitir da empresa têm até o dia 27 de abril deste ano para aderirem ao plano.

As demissões vão acontecer em oito turmas, de 30 de maio até 14 de dezembro. ​​

Para ingressar no plano, os trabalhadores precisam de, no mínimo, 10 anos de vínculo empregatício com a companhia ou anistiados e reintegrados à empresa por meio da Comissão Especial Interministerial de Anistia – Lei nº 8.878/1994 (neste caso não há exigência de tempo mínimo de empresa).

A Eletrobras diz que a meta é desligar três mil funcionários em todas as empresas, economizando cerca de R$ 80 milhões ao ano. 

Publicidade

As demissões acontecem por causa da crescente automação adotada nas empresas Eletrobras, na utilização de um sistema de gestão empresarial unificado nas companhias e também da criação de um Centro de Serviços Compartilhados.

Além disso, a redução de quadro de pessoal busca um alinhamento dos custos da Eletrobras às tarifas, evitando prejuízos operacionais no futuro.

O plano está sendo implementado nas empresas Eletrobras Cepel, CGTEE, Chesf, Eletronuclear, Eletronorte, Amazonas GT, Eletrosul e Furnas, além da própria holding. Ele foi aprovado pela Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.