Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Embarque de minério de ferro do Brasil cai em setembro e no 3º tri; receita dispara

MINERACAO-EXPORTA-BRASIL:Embarque de minério de ferro do Brasil cai em setembro e no 3º tri; receita dispara

Economia|

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de minério de ferro do Brasil em setembro recuaram 10,12% em volume na comparação com o mesmo período de 2020, para 33,68 milhões de toneladas, embora tenham aumentado mais de 30% em receitas com preços em alta do principal produto da mineradora Vale.

No terceiro trimestre, as exportações de minério de ferro, um dos principais produtos da pauta do Brasil, também recuaram, mas menos do que em setembro.

Houve uma queda 2,6% nos embarques entre julho e setembro, para cerca de 100 milhões de toneladas, segundo os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta sexta-feira.

Publicidade

Em receita, contudo, as exportações no trimestre aumentaram quase 90%, para 14,84 bilhões de dólares, com os preços compensando confortavelmente o recuo nos embarques em volumes.

Embora ainda estejam mais de 45% acima de setembro do ano passado, os preços perderam força ao longo do trimestre, refletindo maiores controles à produção de aço na China, entre outros fatores.

Publicidade

O valor do minério do Brasil embarcado foi em média de 120,7 dólares por tonelada em setembro, ante 163,3 dólares por tonelada em agosto, versus 82,9 dólares em setembro de 2020.

O recuo nos embarques vem em um momento em que a Vale, uma das maiores produtoras globais, reduziu a previsão de capacidade produtiva de minério de ferro para o fim de 2022, que atingirá agora 370 milhões de toneladas, contra 400 milhões previstas anteriormente.

Publicidade

Conforme uma apresentação feita a investidores em setembro, a mudança de previsão se deve a atrasos em projetos, incluindo no Sistema Norte, onde está sua principal mina.

Atualmente, a capacidade é de 335 milhões de toneladas ao ano.

Procurada nesta sexta-feira sobre questões relacionadas a exportações, a Vale afirmou que só comentará o tema em seu relatório de produção e vendas do terceiro trimestre.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.