Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Empresa distribui quase 300 mil litros de leite adulterado com formol para SP e PR

Produto foi retirado do comércio segundo a assessoria da empresa que utiliza as marcas

Economia|Do R7*

Empresário também é acusado de adulterar produto com soda cáustica
Empresário também é acusado de adulterar produto com soda cáustica Empresário também é acusado de adulterar produto com soda cáustica

A empresa de produtos lácteos LBR enviou 299 mil litros de leite adulterado com formol para suas unidades em Guaratinguetá (SP) e Lobato (PR) — cada cidade recebeu 100 mil litros e 199 mil litros, respectivamente. Segundo a empresa, todos os produtos já foram retirados do mercado.

Em Guaratinguetá, o produto foi embalado com a marca Parmalat. Já em Lobato, foi embalado com a marca Líder.

A descoberta dos produtos adulterados foi feita pelos MP/RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), durante a Operação Leite Compen$ado, divulgada nesta sexta-feira (14).

A operação, que tem o objetivo de descobrir fraudes e adulterações na produção de leite, foi feita em conjunto com a Promotoria de Justiça Especializada Criminal e a Promotoria de Justiça Especializada de Defesa do Consumidor de Porto Alegre.

Publicidade

Leia mais Economia e ajuste suas contas

A operação se iniciou em fevereiro, quando o MP/RS recebeu documentos do Ministério da Agricultura noticiando que 12 amostras de leite cru, coletadas no posto de resfriamento do Laticínios O Rei do Sul, localizado em Condor (RS), apresentaram a presença de formol.

Publicidade

Segundo o Ministério Público, o dono do posto de resfriamento, Odir Pedro Zamadei, foi preso hoje com a acusação de receber leite adulterado, armazenar o produto em seu estabelecimento e distribuí-lo. Foram apreendidos ainda 600 kg de soda cáustica na propriedade do empresário.

Em nota, a LBR afirmou que o produto foi retirado do mercado "como medida preventiva mesmo sem ter identificado anormalidades nos sucessivos testes realizados" pela empresa com o leite.

Publicidade

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

*Colaborou Arthur Gandini, estagiário do R7

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.