Economia Encomendas à indústria alemã se recuperam, mas gargalos no fornecimento ainda pesam

Encomendas à indústria alemã se recuperam, mas gargalos no fornecimento ainda pesam

MACRO-ALEMANHA-ENCOMENDAS-GARGALO:Encomendas à indústria alemã se recuperam, mas gargalos no fornecimento ainda pesam

Reuters - Economia

Por Michael Nienaber

BERLIM (Reuters) - As encomendas industriais alemãs subiram mais do que o dobro do esperado em junho, impulsionadas pelos pedidos de clientes internos para grandes produtos manufaturados, mas ainda enfrentou gargalos no fornecimento que continuaram retendo a produção.

Os números divulgados pela Agência Federal de Estatísticas do país mostram que as encomendas de produtos fabricados na Alemanha aumentaram 4,1% no mês em termos ajustados sazonalmente.

Esse foi o aumento mais forte em 10 meses e superou facilmente a previsão da Reuters de uma alta de 1,9%, mais do que compensando a queda revisada de 3,2% em maio.

As encomendas internas saltaram quase 10%, com os fabricantes de equipamentos de processamento de dados, sistemas de lentes, aviões e navios se beneficiando de uma demanda excepcionalmente forte, disse o Ministério da Economia.

"A entrada de pedidos também aumentou nos importantes setores automotivo e de engenharia mecânica", acrescentou o ministério.

A economia alemã, a maior da Europa, voltou a crescer no segundo trimestre, mas se recuperou menos do que o esperado, à medida que as indústrias lutam para obter bens intermediários e materiais de construção para aumentar sua produção.

"Embora a carteira de pedidos em atraso esteja alta, ela não pode ser processada rapidamente devido aos gargalos contínuos na entrega de produtos intermediários e matérias-primas", disse Bastian Hepperle, analista do Bankhaus Lampe.

Os gargalos de oferta na manufatura permanecerão travando a produção, então a indústria deve desacelerar a recuperação econômica no terceiro trimestre também, acrescentou Hepperle.

(Por Michael Nienaber)

Últimas