Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Endividado? Bancos antecipam grana do Leão, mas cobram caro. Compare taxas

Contratar as linhas de crédito especiais só é recomendado para quem está atolado em dívidas

Economia|Joyce Carla, do R7

Receita pagará nesta quinta-feira (15) o terceiro lote de restituição
Receita pagará nesta quinta-feira (15) o terceiro lote de restituição Receita pagará nesta quinta-feira (15) o terceiro lote de restituição

A Receita Federal pagará nesta quinta-feira (15) o terceiro lote de restituição do IR (Imposto de Renda) 2013. Quem não foi contemplado, no entanto, pode pedir a antecipação da grana nos bancos, que cobram caro pelo serviço - compare as taxas por instituição no quadro abaixo.

A contratação das linhas de crédito especiais só é recomendada para quem está atolado em dívidas com juros agressivos, como cheque especial e cartão de crédito, por exemplo, alertam especialistas. Assim, pega-se a grana com juros mais baixos para pagar a atual dívida, mais cara.

Os clientes devem avaliar com cuidado se realmente precisam pegar dinheiro emprestado e quais são as condições da oferta de crédito.

Consulte aqui se você está no terceiro lote do IR 2013.

Publicidade

Segundo o diretor executivo de estudos econômicos da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), Miguel José Ribeiro de Oliveira, faz suas recomendações sobre o crédito:

— Só vale a pena antecipar a restituição nos bancos quando o consumidor tem uma dívida mais cara, como as de cheque especial ou de cartão de crédito. Ou ainda se a dívida pode causar algum problema, como a dívida na escola das crianças que impossibilita a matrícula do ano seguinte.

Publicidade

O educador financeiro Reinaldo Domingos afirma que é fundamental negociar essas contas antes de pagar, reduzindo ao máximo os juros e as multas.

— O contribuinte também deve ter em mente que é hora de combater as causas das dívidas e não o efeito, e isso só de faz com educação financeira.

Publicidade

De acordo com o diretor da Direto Contabilidade, Gestão e Consultoria, Silvinei Cordeiro Toffanin, os consumidores que decidirem antecipar a restituição devem negociar com os bancos para conseguir taxas de juros menores.

— Quem tem um bom relacionamento com o banco, é cliente há muito tempo, pode conversar com o gerente para tentar uma taxa de juros menor, já que os bancos também ganham quando oferecem esse tipo de serviço.

Os bancos oferecem juros que vão de 1,57% até 2,99% ao mês, e o limite de crédito pode aumentar para os cliente que recebem salário ou benefícios do governo por meio da conta em que solicitaram a antecipação. Veja na tabela abaixo as taxas cobradas pelos bancos para antecipar a restituição do Imposto de Renda.

Malha fina

Se a declaração cair na malha fina, impossibilitará que a liberação da restituição seja feita no prazo esperado. No entanto, os bancos cobram o dinheiro em parcela única — no dia do depósito da restituição ou em data limite estabelecida para a cobrança.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.