EUA e China discutem acordo comercial e destacam progressos

Também foi discutido o "significativo aumento" de compras por Pequim de produtos americanos, além de ações que devem ser feitas no futuro

EUA e China aceitam voltar a negociar

EUA e China aceitam voltar a negociar

REUTERS/Jason Lee/Illustration/File Photo

O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, participaram de reunião virtual com o vice-premiê da China Liu Hu, informou o escritório de Lighthizer, em comunicado. Segundo a nota, o encontro tratou da implementação da "fase 1" do acordo comercial entre as duas maiores economias do planeta.

Leia mais: TikTok diz não ter escolha a não ser processar governo Trump

O texto destaca que os dois lados identificaram progressos na área e estão comprometidos em tomar os passos necessários para garantir o sucesso do pacto. Também foi discutido o "significativo aumento" de compras por Pequim de produtos americanos, além de ações que devem ser feitas no futuro.

"As partes abordaram passos dados pela China para efetuar as mudanças estruturais exigidas pelo acordo que irão assegurar maior proteção para direitos de propriedade intelectual, remover os impedimentos para companhias americanas nas áreas de serviços financeiros e agricultura e eliminar a transferência forçada de tecnologia", destaca o comunicado.