Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EXCLUSIVO-Autoridades do BCE concordam em examinar alta do euro, dizem fontes

MACRO-BCE-EURO-EXCLUSIVO:EXCLUSIVO-Autoridades do BCE concordam em examinar alta do euro, dizem fontes

Economia|

FRANKFURT (Reuters) - As autoridades do Banco Central Europeu concordaram nesta quinta-feira em examinar a valorização do euro, julgando que ela está amplamente em linha com os fundamentos econômicos e temendo qualquer indício de uma "guerra cambial" com os Estados Unidos, disseram quatro fontes que participaram da reunião de política monetária.

A presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que a taxa de câmbio foi amplamente discutida e será cuidadosamente monitorada --uma declaração que fez o euro subir a 1,1916 dólar, já que os investidores consideraram o posicionamento do banco inesperadamente tímido.

Quatro fontes do Conselho do BCE disseram que as autoridades reconheceram os efeitos negativos da força do euro sobre a inflação e o crescimento. Mas eles disseram que há um consenso geral de que isso reflete com precisão uma melhor situação econômica na Europa e expectativas de uma postura de política monetária flexível do Federal Reserve.

Eles também citaram o aumento da confiança no bloco monetário de 19 países após sua resposta conjunta à pandemia, bem como a incerteza antes das eleições presidenciais dos Estados Unidos em novembro --mais um argumento contra uma ação precipitada sobre a moeda.

Publicidade

"Não somos indiferentes (à taxa de câmbio), mas não estamos preparados para iniciar uma guerra cambial por isso", disse uma das fontes.

Falando após a reunião, duas fontes disseram que exergam o patamar de 1,20 dólar como não muito distante da taxa de câmbio de equilíbrio no momento.

Publicidade

Um porta-voz do BCE não quis comentar.

Uma das fontes disse que as autoridades diferem quanto às perspectivas econômicas, com os funcionários de economias centrais como Alemanha, França e Holanda apresentando um tom otimista, enquanto seus pares do sul da Europa estão mais pessimistas.

O economista-chefe do BCE, Philip Lane, estava no meio-termo, acrescentou a fonte.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.