Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Exportação de minério de ferro do Brasil tem recuperação em junho e supera 30 mi t

MINERACAO-EXPORTS-JUNHO:Exportação de minério de ferro do Brasil tem recuperação em junho e supera 30 mi t

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de minério de ferro do Brasil totalizaram 30,05 milhões de toneladas em junho, avanço de cerca de 1,3% em relação a igual período do ano passado, informou a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) nesta quarta-feira.

Os embarques do mineral também tiveram alta, de 40%, na comparação com o mês passado, quando totalizaram 21,5 milhões de toneladas, com queda de quase 30% em relação a maio de 2019.

Em termos de receita, as exportações geraram 1,88 bilhão de dólares, queda de 8,7% em relação a junho de 2019, quando os preços do minério de ferro operavam em patamar mais elevado na esteira do rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG).

Enquanto isso, as exportações de petróleo do Brasil em junho tiveram forte alta de 54,8% em volumes em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando 5,59 milhões de toneladas, ressaltando a força recente dos embarques da Petrobras, especialmente para a China.

Publicidade

Apesar do maior volume, a receita com os embarques de petróleo caiu para cerca de 1,1 bilhão de dólares em junho, ante 1,58 bilhão de dólares em igual período de 2019.

Mesmo com uma forte recuperação de mais de 100% após mínimas registradas em abril, quando o Brent tocou 16 dólares, os preços do petróleo ainda estão distantes dos valores entre 60 e 70 dólares registrados em junho passado.

Publicidade

A moeda brasileira registra grande desvalorização frente ao dólar em 2020, com queda de mais de 30% nos seis primeiros meses do ano, o que torna as commodities brasileiras mais competitivas no mercado externo.

(Por Gabriel Araujo)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.