Economia Exportação de minério do Brasil cai 6,6% em volume em julho; receita mais que dobra

Exportação de minério do Brasil cai 6,6% em volume em julho; receita mais que dobra

MINERACAO-MINERIO-EXPORTACOES:Exportação de minério do Brasil cai 6,6% em volume em julho; receita mais que dobra

Reuters - Economia

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A exportação de minério de ferro do Brasil caiu 6,6% em julho, ante o mesmo mês do ano passado, para aproximadamente 31,73 milhões de toneladas, enquanto a receita com as vendas externas mais que dobraram, apontaram dados oficiais do governo nesta segunda-feira.

Na comparação com junho, os embarques de minério de ferro do Brasil, um dos principais produtos da pauta brasileira, recuaram 5,8%.

O recuo ocorre após as vendas externas de minério de ferro terem registrado em junho o maior volume em nove meses, com empresas como a Vale aproveitando a alta nos preços da commodity, diante de retomada econômica na China e outros países.

Os embarques de julho ainda se configuram com o segundo maior volume do ano.

Apesar da queda nos embarques, os preços permaneceram em trajetória de alta, com empresas aproveitando uma forte demanda chinesa por produtos com maior teor de ferro para reduzir emissões.

Em julho, os preços do produto exportado do Brasil atingiram 158,8 dólares por tonelada (FOB), ante 70,5 dólares no mesmo mês de 2020 e 153,6 dólares em junho.

Dessa forma, as vendas externas de minério de ferro do Brasil renderam ao país no mês passado 5,04 bilhões de dólares, mais que o dobro do registrado em julho de 2020, quando foram levantados 2,4 bilhões de dólares. Em junho, a receita havia sido de 5,17 bilhões de dólares.

(Por Marta Nogueira)

Últimas