Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fed não vai manter juros baixos para benefício do governo, diz Waller

MACRO-FED-WALLER:Fed não vai manter juros baixos para benefício do governo, diz Waller

Economia|

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O Federal Reserve não vai mudar sua taxa de juros ou suas compras de títulos para ajudar a financiar os déficits crescentes do governo federal, disse Christopher Waller nesta segunda-feira em seu discurso de estreia como membro do conselho de diretores do banco central dos Estados Unidos.

"Por causa dos grandes déficits fiscais e do aumento da dívida federal, surgiu uma narrativa de que o Federal Reserve sucumbirá às pressões para que mantenha os juros baixos de forma a ajudar no serviço da dívida e continue com as compras de ativos para ajudar a financiar o governo federal", disse Waller em comentários preparados para um evento online organizado pelo Instituto Peterson de Economia Internacional.

"Meu objetivo hoje é encerrar definitivamente essa narrativa. É simplesmente errado. A política monetária não foi e não será conduzida para esses fins."

Publicidade

A política monetária, disse ele, será definida "exclusivamente para cumprir" as metas estabelecidas pelo Fed de atingir o emprego máximo e inflação estável.

Os comentários foram os primeiros de Waller desde que ele se juntou aos diretores do Fed, em dezembro, depois de servir como vice-presidente executivo e diretor de pesquisa do Fed de St. Louis, e ele os usou para entrar em uma questão potencialmente controversa.

Publicidade

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447723))

REUTERS LB AC

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.