Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

FMI corta previsão de crescimento global por "ondas sísmicas" da guerra da Rússia na Ucrânia

MACRO-FMI-BANCOMUNDIAL-PREVISOES:FMI corta previsão de crescimento global por "ondas sísmicas" da guerra da Rússia na Ucrânia

Economia|

Por Andrea Shalal

WASHINGTON (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu nesta terça-feira sua previsão de crescimento econômico global em quase 1 ponto percentual, como efeito da guerra da Rússia na Ucrânia e com um aviso de que a inflação agora é um "perigo claro e presente" para muitos países.

A guerra deve desacelerar o crescimento e aumentar ainda mais a inflação, disse o FMI em seu último relatório Perspectiva Econômica Mundial, no qual alertou que suas estimativas foram marcadas por uma "incerteza incomumente alta".

Novas sanções à energia russa e a ampliação da guerra, uma desaceleração mais acentuada do que o previsto na China e um novo surto da pandemia podem frear ainda mais o crescimento e elevar a inflação, enquanto a alta dos preços pode desencadear agitações sociais.

Publicidade

O credor global, que rebaixou suas previsões pela segunda vez neste ano, disse que agora prevê crescimento global de 3,6% em 2022 e 2023, queda de 0,8 e 0,2 ponto percentual, respectivamente, ante a previsão de janeiro, dados os impactos diretos da guerra na Rússia e Ucrânia e repercussões globais.

O crescimento global no médio prazo deverá esfriar para cerca de 3,3%, em comparação com uma média de 4,1% no período de 2004 a 2013 e com crescimento de 6,1% em 2

Publicidade

"As perspectivas econômicas globais foram severamente prejudicadas, em grande parte por causa da invasão da Ucrânia pela Rússia", escreveu o economista-chefe do Fundo, Pierre-Olivier Gourinchas, em publicação em um blog divulgada nesta terça-feira com o relatório atualizado.

A guerra exacerbou uma inflação que já vinha em alta em muitos países devido a desequilíbrios na oferta e demanda ligados à pandemia, com os últimos bloqueios na China provavelmente causando novos gargalos nas cadeias de suprimentos globais.

Publicidade

A expectativa é que Rússia e Ucrânia experimentem fortes contrações em suas economias, enquanto a União Europeia (UE) --altamente dependente da energia russa-- viu sua previsão de crescimento para 2022 ser cortada em 1,1 ponto percentual.

"A guerra se soma à série de choques de oferta que atingiram a economia global nos últimos anos. Assim como ondas sísmicas, seus efeitos se propagarão por toda parte --através de ligações entre os mercados de commodities, de comércio e financeiros", disse Gourinchas.

O FMI disse que revisou para baixo sua perspectiva de médio prazo para todos os grupos, exceto os países exportadores de commodities que se beneficiam do aumento nos preços de energia e alimentos.

Ele disse que as economias avançadas levarão mais tempo para se recuperar de sua tendência de produção pré-pandemia, enquanto a divergência entre economias avançadas e em desenvolvimento provavelmente persistirá, o que sugere algumas "cicatrizes permanentes" da pandemia.

"PERIGO CLARO E PRESENTE"

O Fundo disse que a inflação agora deve permanecer mais alta por mais tempo, impulsionada pelos avanços dos preços das commodities induzidos pela guerra e pelas crescentes pressões sobre os preços, e alertou que a situação pode piorar se os desequilíbrios entre oferta e demanda se aprofundarem.

Para 2022, o FMI prevê inflação de 5,7% nas economias avançadas e de 8,7% nas economias emergentes e em desenvolvimento, saltos de 1,8 e 2,8 pontos percentuais em relação às previsões de janeiro.

"A inflação se tornou um perigo claro e presente para muitos países", escreveu Gourinchas no blog.

Ele disse que o Federal Reserve (dos EUA) e muitos outros bancos centrais já adotaram uma política monetária mais rígida, mas as interrupções relacionadas à guerra estão amplificando essas pressões.

O FMI disse haver risco crescente de que as expectativas de inflação fiquem desancoradas, levando a uma resposta mais agressiva de aperto monetário, o que pode pressionar uma gama mais ampla de economias de mercados emergentes.

As condições financeiras ficaram mais apertadas para os mercados emergentes e países em desenvolvimento imediatamente após a invasão, e a reprecificação foi "de forma geral ordenada", mas um aperto monetário adicional era possível, bem como saídas de capital.

A guerra também intensificou o risco de uma fragmentação mais permanente da economia mundial em blocos geopolíticos com padrões tecnológicos, sistemas de pagamento transfronteiriços e moedas de reserva distintos.

"Tal 'mudança tectônica' causaria perdas de eficiência a longo prazo, aumentaria a volatilidade e representaria um grande desafio para a estrutura baseada em regras que governou as relações internacionais e econômicas nos últimos 75 anos", afirmou Gourinchas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.