Economia FMI diz que EUA devem evitar "imprudência" no limite de dívida e considerar substituição do mecanismo

FMI diz que EUA devem evitar "imprudência" no limite de dívida e considerar substituição do mecanismo

MACRO-FMI-EUA-DIVIDA:FMI diz que EUA devem evitar "imprudência" no limite de dívida e considerar substituição do mecanismo

Reuters - Economia

WASHINGTON (Reuters) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta quinta-feira ser importante para o governo norte-americano encontrar uma solução à medida que se aproxima o prazo final para um acordo de elevação do limite de dívida do governo, a fim de evitar "imprudências contraproducentes", e que Washington deveria considerar a substituição do teto de endividamento federal.

O porta-voz do FMI, Gerry Rice, disse em uma coletiva de imprensa regular que os Estados Unidos deveriam considerar alternativas como um mecanismo de ajuste automático ou um objetivo fiscal de médio prazo claramente definido. Atualmente, é preciso uma ação do Congresso para aumentar ou suspender o limite.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, alertou que o governo federal vai esgotar seu caixa atual e sua capacidade de endividamento sob medidas extraordinárias de dívida em outubro, o que deixaria a administração incapaz de cumprir com todas as suas obrigações.

(Por David Lawder)

Últimas