Ford estima prejuízo trimestral de US$600 mi por causa de fechamentos provocados por coronavírus

AUTOS-FORD-CORONA:Ford estima prejuízo trimestral de US$600 mi por causa de fechamentos provocados por coronavírus

Por Rachit Vats e Nick Carey

BANGALORE/DETROIT (Reuters) - A Ford Motor afirmou nesta segunda-feira que espera ter um prejuízo antes de impostos de 600 milhões de dólares no primeiro trimestre, impactado pelos efeitos de quarentenas impostas contra a disseminação do novo coronavírus.

Apenas as joint-ventures da Ford na China, onde a epidemia de Covid-19 parece estar recuando, estão produzindo veículos para o grupo.

A montadora afirmou que está trabalhando com um cenário para uma retomada gradual das fábricas no início do segundo trimestre.

"Entretanto, acreditamos que temos caixa suficiente hoje para nos levar pelo menos ao final do terceiro trimestre sem produção incremental de veículos ou ações de financiamento", disse o vice-presidente financeiro, Tim Stone, em comunicado.

Questionado se a Ford vai se candidatar a receber empréstimos do governo dos Estados Unidos ou do Federal Reserve para bancar suas operações por mais tempo se necessário, um porta-voz da montadora disse que diferente do período da Grande Recessão - quando o financiamento secou - há ainda muita liquidez nos mercados de capitais.

"Temos uma ampla gama de opções" para obtenção de financiamento adicional, disse o porta-voz.

Até 9 de abril, a Ford tinha cerca de 30 bilhões de dólares em caixa, incluindo 15,4 bilhões que sacou de duas linhas existentes de financiamento.

A Ford afirmou que qualquer decisão para retomada da produção vai ser tomada em acordos com sindicatos, fornecedores, concessionários e outros interessados.

A empresa fechou suas fábricas na América do Norte e na Europa em março.

A Ford afirmou que espera que o prejuízo ajustado do primeiro trimestre antes de juros e impostos seja de cerca de 60 milhões de dólares ante lucro de 2,4 bilhões obtido um ano antes.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 56447753)) REUTERS AAJ PAL