Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ford tem prejuízo de US$1,7 bi no 4º tri e faz previsão fraca sobre 2020

Economia|

Por Ben Klayman e Paul Lienert

DEARBORN, Estados Unidos (Reuters) - A Ford publicou nesta terça-feira prejuízo no quarto trimestre e divulgou uma previsão mais fraca que a esperada pelo mercado para 2020, pressionada por custos maiores com garantias, investimentos em tecnologia e resultados menores de sua divisão financeira. As ações despencavam 9,5% no after-market.

"Os resultados foram OK em 2019", disse o vice-presidente de finanças da Ford, Tim Stone, a jornalistas. "Conforme olho para 2020 e depois, estou muito otimista."

A segunda maior montadora de veículos dos EUA afirmou que espera que o lucro operacional de 2020 fique entre 0,94 e 1,20 dólar por ação. Analistas esperavam 1,26 dólar por papel.

Publicidade

A previsão abaixo do esperado veio depois que a Ford cortou a estimativa sobre 2019 e marca um revés para o presidente-executivo, Jim Hackett. O executivo assumiu a Ford em maio de 2017, depois da abrupta saída do veterano na Ford Mark Fields.

Hackett tem pedido paciência aos investidores enquanto reestrutura a companhia, algo que inclui uma ampla aliança em veículos elétricos com a Volkswagen e a venda de operações deficitárias na Índia. A empresa fechou também no ano passado sua fábrica de caminhões em São Bernardo do Campo (SP).

Publicidade

Pelas contas da Ford, a reestruturação está longe de ser concluída. A empresa registrou 3,7 bilhões de dólares dos 11 bilhões de dólares em encargos que estimou anteriormente e espera registrar mais 900 milhões a 1,4 bilhão neste ano.

No quarto trimestre de 2019, a Ford teve prejuízo líquido de 1,7 bilhão de dólares, ou 0,42 dólar por ação, ante resultado negativo de 100 milhões, ou 0,03 dólar por papel, um ano antes.

Publicidade

O trimestre incluiu uma perda de 2,2 bilhões de dólares ligada a contribuições maiores ao plano de pensão dos funcionários.

Em termos ajustados, a Ford teve lucro de 0,12 dólar por ação, 0,03 dólar abaixo da estimativa média de analistas.

A receita no trimestre caiu 5%, para 39,7 bilhões de dólares, acima dos 36,5 bilhões esperados por Wall Street.

As rivais General Motors e Fiat Chrysler devem divulgar resultados entre quarta e quinta-feira.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.