Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França confirma surto severo de gripe aviária em criação de patos

COMMODS-FRANCA-GRIPEAVIARIA:França confirma surto severo de gripe aviária em criação de patos

Economia|

PARIS (Reuters) - O ministério francês de agricultura disse nesta terça-feira que a gripe aviária H5N8 foi encontrada em uma criação de patos no sudoeste do país, confirmando o primeiro surto do vírus em uma fazenda na França este ano.

O surto foi relatado pela primeira vez na segunda-feira, mas na ocasião ainda não estava claro a cepa do vírus envolvida nos casos.

A gripe aviária tem se espalhado rapidamente pela Europa, o que tem colocado a indústria avícola em alerta depois que surtos anteriores levaram ao abate de dezenas de milhões de aves.

"O laboratório nacional de referência (ANSES) confirmou hoje a infecção de uma fazenda de 6.000 patos pelo vírus H5N8 no município de Benesse-Maremne (região de Landes), onde foi observada alta mortalidade no dia 5 de dezembro”, disse o ministério em nota.

Publicidade

Uma zona de segurança foi demarcada ao redor da fazenda em 7 de dezembro, implicando em monitoramento extra, proibição de movimentação de aves e medidas sanitárias adicionais, disse o ministério, acrescentando que todos os patos da unidade foram sacrificados.

A França já detectou o vírus H5N8 em aves vendidas em três lojas. Investigações descobriram que as aves selvagens foram vendidas pela mesma pessoa no norte da França, disse o Ministério da Agricultura na semana passada.

Publicidade

Além disso, três cisnes e um ganso selvagem encontrados mortos na semana passada também foram confirmados como portadores do vírus H5N8, disse o ministério.

A disseminação do vírus na Europa levou a França a elevar seu alerta de segurança contra a gripe aviária para "alto" no início de novembro, o que exige manter as aves em locais fechados ou a instalação de redes de proteção para evitar o contato delas com aves selvagens que espalham a doença.

Publicidade

O ministério enfatizou que a gripe aviária não pode ser transmitida através da ingestão de produtos avícolas. O vírus H5N8 nunca foi detectado em humanos.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide e Gus Trompiz)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.