Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

França contradiz Egito e diz que incêndio causou queda de avião da EgyptAir em 2016

Economia|

PARIS (Reuters) - A queda de um avião da EgyptAir na rota Cairo a Paris deve ter sido provocada por um incêndio no cockpit da aeronave, disseram investigadores franceses, contradizendo informações iniciais das autoridades egípcias de que uma bomba possa ter sido a causa.

A BEA, agência de investigação de acidentes aeronáuticas da França, tomou uma atitude incomum e criticou, em comunicado, o fato de autoridades egípcias terem ignorado pedidos por investigações mais alongadas.

Autoridades egípcias afirmaram que foram encontrados explosivos em restos humanos retirados dos destroços, sugerindo assim que se tratou de um ato intencional.

"As sugestões da BEA de realizar mais investigações nos destroços e nos dados gravados não foram --pelo menos até onde sabemos-- seguidas. Os elementos técnicos da investigação já coletados pelo Egito, incluindo aqueles fornecidos pela BEA, estão protegidos por investigação judicial egípcia", disse o comunicado.

Continua após a publicidade

Doze dos mortos no acidente em maio de 2016 eram franceses.

Não é comum que investigadores comentem publicamente um caso que está sendo liderado por colegas de outros países. Qualquer desentendimento é normalmente expressado de forma confidencial. Os comentários públicos indicam profunda divergência.

Continua após a publicidade

A EgyptAir não estava imediatamente disponível para comentar o caso, que foi entregue a autoridades judiciais após uma avaliação inicial do Egito em dezembro de 2016.

(Por Ingrid Melander, Tim Hepher, Eric Knecht)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.