Economia Gastos com cartão de crédito saltam 11% em novembro

Gastos com cartão de crédito saltam 11% em novembro

Alta é motivada pelo consumo em diversão e entretenimento, cosméticos e games online, aponta Credicard

  • Economia | Do R7

Aumento dos gastos foi impulsionado pela Black Friday

Aumento dos gastos foi impulsionado pela Black Friday

Freepik - 27.07.2021

Os gastos realizados com cartões de crédito subiram 11% em novembro na comparação com outubro, aponta levantamento da Credicard com base nos dados de consumo dos cartões da marca.

O faturamento total no mês também foi maior do que o registrado em novembro de 2020, com um aumento de 16% no total gasto que foi acompanhado de perto pelo número de transações, que também cresceu 11%.

Entre as categorias, supermercados, padarias e doceiras lideram o valor consumido, representando 12% do total transacionado no último mês. Em segundo lugar estão as lojas de departamentos, que alcançam 10% do montante geral, seguidas pelas compras na categoria automóveis e veículos, que representaram 7,3% do valor total. 

Os dados apontam ainda uma influência direta da Black Friday no aumento dos gastos nos cartões em novembro, puxados por categorias normalmente procuradas pelos consumidores no período de descontos.

Entre os setores que tiveram maior crescimento em relação a outubro estão as lojas de departamentos (+55,3%), cosméticos (+35,4%), aparelhos eletrônicos (+29,6%), móveis e artigos de decoração (+27,8%) e artigos esportivos (+22,5%). 

Os setores que mais tiveram aumento mostram uma busca dos brasileiros por mais lazer e cuidados pessoais. O total consumido em estabelecimentos da categoria diversão e entretenimento teve um salto de 19% na comparação com outubro de 2021.

Outra categoria de destaque foram os jogos online, que apresentaram um salto de 132% nos últimos 12 meses. O movimento de alta tem sido constante nos últimos meses, com um incremento de 24% em novembro em relação ao mês anterior.

Últimas