Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

GM comprará cobalto da Glencore para uso em baterias de veículos elétricos

AUTOS-GM-COBALTO-GLENCORE:GM comprará cobalto da Glencore para uso em baterias de veículos elétricos

Economia|

Por Abhijith Ganapavaram

BENGALURU, Índia (Reuters) - A General Motors (GM) disse na terça-feira que comprará cobalto da mineradora Glencore para uso em veículos elétricos, à medida que montadoras de todo o mundo batalham para estocar a matéria-prima em meio a interrupções na cadeia de suprimentos.

O cobalto, metal que compõe 0,001% da crosta terrestre, garante que os cátodos não superaqueçam facilmente ou peguem fogo e ajuda a prolongar a vida útil das baterias, que as montadoras costumam garantir para oito a 10 anos.

O metal, obtido da operação Murrin Murrin da Glencore na Austrália, será usado nos cátodos de bateria Ultium da GM, que alimentam os veículos Chevrolet Silverado EV, GMC Hummer EV e Cadillac Lyriq, disseram as empresas em comunicado conjunto.

Publicidade

As companhias não divulgaram o tamanho do negócio.

A GM estabeleceu planos para aumentar a capacidade visando a construção de um milhão de veículos elétricos na América do Norte até o final de 2025, também tem um acordo com a General Electric para desenvolver uma cadeia de suprimentos de terras raras e outros materiais.

Publicidade

A montadora também havia anunciado no ano passado um investimento em um projeto de lítio nos Estados Unidos, que pode se tornar o maior daquele país até 2024.

A rival Ford disse na segunda-feira que assinou um acordo preliminar para comprar lítio de uma instalação da Lake Resources na Argentina.

(Por Abhijith Ganapavaram)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.