Governo amplia número de setores que podem trabalhar aos domingos

Medida publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira alcança setores da indústria, comércio e serviços

Indústria de equipamentos médicos entra na lista com 91 setores

Indústria de equipamentos médicos entra na lista com 91 setores

Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo - 10.06.2020

O Ministério da Economia ampliou de 78 para 91 o número de categorias de atividades empresariais autorizadas a funcionar aos domingos e feriados no Brasil.

A decisão consta de portaria da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta sexta-feira (28), que altera uma anterior. A medida alcança setores da indústria, comércio e serviços.

Leia mais: 10 regras da medida que libera trabalho aos domingos

No setor da indústria, por exemplo, foram acrescentadas na lista autorizada a indústria de artigos e equipamentos médicos, odontológicos, hospitalares e de laboratórios e a indústria de carnes e seus derivados. No comércio, entraram na relação lavanderias e lavanderias hospitalares.

Entre vários outros segmentos, o anexo da nova portaria ainda estende o aval para hospitais, clínicas, casas de saúde e ambulatórios; hotelaria hospitalar; atividades envolvidas no processo de automação bancária; teleatendimento e telemarketing; atividades bancárias de caráter excepcional ou eventual; e setores decretados como essenciais para funcionamento na pandemia de covid-19.