Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo passa a permitir que tesourarias de bancos possam comprar DGPEs de outras instituições

BACEN-DPGE-FGC:Governo passa a permitir que tesourarias de bancos possam comprar DGPEs de outras instituições

Economia|

BRASÍLIA (Reuters) - O governo editou resolução nesta quinta-feira para permitir que as tesourarias de bancos possam comprar Depósitos a Prazo com Garantia Especial (DPGE) de outros bancos, desde que estes sejam associados ao Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

A mudança veio por determinação do Conselho Monetário Nacional (CMN) e busca "facilitar o fluxo de recursos entre as instituições associadas no sistema financeiro", disse o Banco Central, em nota.

O BC informou que essas captações serão garantidas pelo FGC até o valor máximo de 400 milhões de reais do total de créditos de cada instituição titular contra a instituição ou conglomerado emissor do DPGE.

A novidade integra rol de medidas tomadas pelo governo e FGC para mitigar os impactos da pandemia de coronavírus sobre a economia real.

Publicidade

Mais cedo neste mês, o governo já havia autorizado o FGC a dobrar o valor que garante a investidores de DPGE para 40 milhões de reais, sobre 20 milhões de reais antes, num esforço para aumentar a liquidez dos bancos de menor porte em meio à crise com o coronavírus.

No fim de março, o BC anunciou a autorização para que instituições financeiras pudessem captar por meio de depósitos a prazo com garantia especial do FGC, num instrumento preventivo para ajudar especialmente pequenos e médios bancos neste momento.

(Por Marcela Ayres e Carolina Mandl)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.