Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Governo reafirma valor da produção agropecuária acima de R$1 tri em 2021

COMMODS-VBP-BRASIL:Governo reafirma valor da produção agropecuária acima de R$1 tri em 2021

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) do Brasil deverá atingir um recorde de 1,032 trilhão de reais em 2021, alta de 12,1% na comparação anual, informou nesta segunda-feira o Ministério da Agricultura.

A pasta elevou em 3% sua projeção em relação ao mês passado, quando já via o VBP em 1,002 trilhão de reais. Em janeiro, o governo federal chegou a indicar o valor da produção abaixo desta marca.

Apesar de impactos climáticos sobre a safra 2020/21 --que atrasou a colheita da soja e o plantio de milho e algodão na "safrinha"-- as lavouras devem gerar 708,3 bilhões de reais, com aumento de 15,4% no ano a ano, e a pecuária 323,9 bilhões de reais, alta de 5,4% em relação a 2020.

No mês passado, a projeção para as lavouras era de 688,4 bilhões de reais, enquanto o resultado para a pecuária foi visto em 314,5 bilhões de reais.

Publicidade

Juntos, a soja, milho, cana-de-açúcar, café e algodão, são responsáveis por 57,3% do valor de produção das lavouras. Segundo a pasta, os aumentos nos valores de soja (30,1%) e milho (21,9%) no comparativo anual são os mais elevados desde o início desta série, em 1989.

"Os preços da maioria dos produtos examinados são superiores aos do ano passado. Esse comportamento também pode ser observado em produtos da pecuária. Também neste ano houve investimento acentuado em tecnologia, e na incorporação de novas áreas... Ambas contribuíram para os resultados obtidos", disse a Secretaria de Política Agrícola do ministério em nota.

Publicidade

A secretaria explicou também que, apesar da importância da ampliação de áreas de cultivo, o crescimento da produção é impulsionado principalmente pelos ganhos de produtividade.

O VBP mostra a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária ao longo do ano e corresponde ao faturamento bruto dentro do estabelecimento.

Publicidade

É calculado com base na produção da safra agrícola e da pecuária e nos preços recebidos pelos produtores nas principais praças do país, dos 26 maiores produtos agropecuários do Brasil.

(Por Nayara Figueiredo)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.