Novo Coronavírus

Economia Hong Kong veta importação de frango de frigorífico brasileiro

Hong Kong veta importação de frango de frigorífico brasileiro

Medida ocorreu após chineses localizarem o novo coronavírus em um lote de frango do frigorífico Aurora

  • Economia | Da Agência Brasil

Ministério da Agricultura confirmou a decisão de Hong Kong

Ministério da Agricultura confirmou a decisão de Hong Kong

Paulo Whitaker/Reuters

Hong Kong vetou a importação de frango do frigorífico brasileiro Aurora, localizado no Estado de Santa Catarina. O Ministério da Agricultura divulgou que recebeu o comunicado oficial confirmando a medida.

Ainda de acordo com o Ministério, a suspensão tem caráter temporário. Não foi informado, entretanto, qual será o tempo de vigência. Por meio de sua assessoria, a pasta informou que irá responder aos questionamentos das autoridades de Hong Kong.

A medida ocorreu após o novo coronavírus ser encontrado em um lote de frango do frigorífico exportado para a China. A alegação foi feita pela prefeitura de Shenzhen, na província de Guandong.

No dia 14, as Filipinas anunciaram a suspensão da importação de frango brasileiro. De acordo com o Departamento de Agricultura das Filipinas, a medida é transitória, mas não foi estabelecido prazo fixo ou limite para a vigência da proibição.

Leia mais: Coronavírus em frango brasileiro estava em embalagem

O Ministério da Agricultura anunciou no dia 13 que pediria explicações à China sobre o episódio. Em nota, o órgão afirmou que não há comprovação científica de transmissão da covid-19 por alimentos congelados.

A ABPAAssociação Brasileira de Proteína Animal) também divulgou nota informando estar analisando a alegação de identificação “de traços de vírus em embalagem de produto de origem brasileira”.  No texto, a entidade argumentou que ainda não está claro em que momento teria havido a eventual contaminação.  

A reportagem entrou em contato com o frigorífico Aurora, cuja assessoria respondeu que não se pronunciaria no momento.

Últimas