Economia Ibama diz que não há combustível próximo de navio encalhado

Ibama diz que não há combustível próximo de navio encalhado

MV Stellar Banner transporta cerca de 295 mil toneladas de minério de ferro da mineradora Vale e encalhou há uma semana na costa do Maranhão

Reuters
Navio encalhou perto do Maranhão

Navio encalhou perto do Maranhão

Divulgação

O Ibama informou nesta segunda-feira (2) que não identificou combustível na superfície do mar perto do navio MV Stellar Banner, que transporta cerca de 295 mil toneladas de minério de ferro da mineradora Vale e encalhou há uma semana na costa do Maranhão, após sofrer uma avaria.

Segundo o órgão ambiental, após dois sobrevoos nesta segunda-feira (2) na região que fica cerca de 100 quilômetros da costa do Maranhão, não foram identificados sinais de combustível no oceano.

No final da semana passada, o Ibama havia reportado "uma mancha fina de óleo com raio de aproximadamente 830 metros", e acrescentou que seria "óleo residual" que teria saído do porão da embarcação.

"Relatório produzido após a implementação do Sistema de Comando de Incidentes (SCI), em 01/03, aponta que a lâmina de óleo visualizada no dia 28/02 foi dissipada", afirmou o Ibama.

O instituto disse anteriormente, citando equipe especializada contratada pela empresa responsável pelo navio, que os tanques com combustível estão "intactos".

A informação sobre o "óleo residual" foi divulgada na última semana, um dia depois de a mineradora Vale ter informado que obteve junto à Petrobras navios chamados de Oil Spill Recovery Vessel (OSRV, na sigla em inglês) para conter um eventual vazamento de óleo da embarcação.

O Ibama acrescentou nesta segunda que equipes acionadas pela empresa dona da embarcação "começaram a desenvolver planos de resposta naval e táticas para o controle da emergência", sem especificar do que se trata.

A Vale disse antes que contratou especialistas para acelerar plano de retirada do combustível da embarcação e que autoridades e empresas avaliam também planos de desencalhe do navio.

Últimas