Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Importações de minério de ferro pela China em janeiro e fevereiro crescem 2,8%

COMMODS-MINERIODEFERRO-IMPORTSCHINA:Importações de minério de ferro pela China em janeiro e fevereiro crescem 2,8%

Economia|

PEQUIM (Reuters) - As importações de minério de ferro pela China subiram 2,8% nos primeiros dois meses de 2021 na comparação com o ano anterior, mostraram dados no domingo, com a demanda pela matéria-prima usada na fabricação do aço impulsionada por firmes perspectivas de consumo.

O país, principal produtor global de aço, importou 181,5 milhões de toneladas de minério de ferro em janeiro e fevereiro, mais que as 176,6 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior, segundo dados da Administração Geral de Alfândegas.

O aumento ficou dentro das expectativas de analistas, com importações junto à Austrália e ao Brasil avançando 11%, para 164 milhões de toneladas, segundo dados de navios da Refinitiv.

A Associação de Ferro e Aço da China projeta que a demanda por aço deve crescer ligeiramente neste ano, o que tem gerado um sentimento positivo no setor. Mas o ministério da indústria tem repetidamente pedido a empresas do setor que cortem a produção de aço na China n este ano, em linha com uma meta do presidente Xi Jinping de alcançar neutralidade de carbono até 2060.

Publicidade

"Ainda não está claro quando da redução de produção será implementada", disse Zhuo Guiqiu, analista da Jinrui Capital, antes da divulgação dos dados. "Se a produção realmente for restringida...e levando em conta o uso de sucata, a demanda por minério de ferro no total do ano poderia cair".

A China aprovou importações de sucata com alto teor de aço neste ano, sob novos padrões nacionais, enquanto grandes produtores de aço chineses estão desenvolvendo negócios próprios de reciclagem de sucata.

Nos primeiros dois meses do ano, a China exportou 10,14 milhões de toneladas em produtos siderúrgicos, alta de 30% ante 2020, segundo as alfândegas. As importações de produtos de aço subiram 17%, para 2,4 milhões de toneladas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.