Imposto de Renda 2018
Economia Imposto de Renda: terapia pode ser declarada como despesa médica

Imposto de Renda: terapia pode ser declarada como despesa médica

Declarações do IR devem ser entregues até dia 30 de abril. Contribuintes que não respeitarem o prazo estão sujeito a multa

Imposto de Renda 2018

Terapia deve entrar na declaração

Terapia deve entrar na declaração

Tom Vieira Freitas /Fotoarena/Folhapress - 26.12.2017

A internauta do R7 Rosana Alves usou as redes sociais do portal para perguntar se ela pode declarar os recibos das sessões de terapia com a psicóloga como uma despesa médica no Imposto de Renda. 

A presidente do CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), Marcia Ruz Alcazar, explica as sessões de terapia são despesas médicas dedutíveis na declaração completa, que devem ser inseridas no sistema. 

— Acessar a aba “pagamentos efetuados”, colocar o código 12 -(psicólogos no Brasil), incluir o CPF e nome do profissional e o valor do recibo.

A presidente do Conselho diz que se o plano de saúde oferecer reembolso das consultas, também é necessário informar na declaração. 

— Se houver reembolso por parte do plano de saúde, deverá ser colocado no campo “Parcela não dedutível”, o valor reembolsado

As declarações devem ser enviadas para a Receita Federal até o dia 30 de abril deste ano. Os contribuintes que não acertarem as contas estão sujeitos a multa de 1% por mês sobre o valor do imposto devido. O débito pode ser, no mínimo, de R$ 165,74 e, no máximo, de 20% do imposto. 

    Access log