Imposto de Renda Tira-dúvidas IR 2021: Como declarar venda de apartamento?

Tira-dúvidas IR 2021: Como declarar venda de apartamento?

Leitores podem enviar perguntas pelas redes sociais do R7, que serão respondidas pelo site em parceria com o CRCSP

Perguntas são enviadas por redes sociais

Perguntas são enviadas por redes sociais

Arte/R7

O R7, em parceria com o CRCSP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), responde as dúvidas dos leitores sobre o IR 2021. Para participar, basta mandar sua pergunta por Facebook ou Instagram, que terá a resposta publicada pelo site ao longo do período de entrega da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal. O prazo termina no dia 30 de abril.

Leia também: Como declarar saque emergencial do FGTS no Imposto de Renda 2021

Pergunta: Como declarar venda de apartamento? (Da leitora @danibarcellossis)

Na ocasião da venda do imóvel, ele deverá ser declarado na ficha “Bens e Direitos”. Informe detalhes da venda no campo de “Discriminação”, incluindo o nome e o CPF do comprador, o valor e a data da operação. Se a venda ocorreu em 2020, por exemplo, a “Situação em 31/12/2020” deve ser zerada, enquanto a “Situação em 31/12/2019” deve refletir o valor que constava antes.

Vale lembrar também que deverá verificar se obteve ganho de capital (venda por valor superior ao valor de compra) na ocorrência da venda. Caso isso tenha acontecido, deverá fazer a apuração do ganho através do sistema de ganho de capital.

Também deverá verificar se vai incorrer em alguma situação de benefício sobre a venda, caso seja o único imóvel, se irá aplicar o valor da venda em outro imóvel, dentre outras regras previstas.

Caso tenha valores a receber sobre esta venda, os dados deverão ser incluídos na ficha de “Bens e Direitos”, discriminando os dados do devedor nome e CPF e o valor.

ARTE IR 2021, ARTE IMPOSTO DE RENDA 2021 INFORMAÇÕES GERAIS

ARTE IR 2021, ARTE IMPOSTO DE RENDA 2021 INFORMAÇÕES GERAIS

ARTE/R7

Últimas