Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índia corta importação de petróleo do Irã em junho antes de sanções dos EUA

Economia|

NOVA DÉLHI (Reuters) - Refinarias indianas cortaram importações de petróleo do Irã no mês passado, com as empresas começando a reduzir a dependência da commodity iraniana para evitar sanções dos Estados Unidos que devem entrar em vigor a partir de novembro.

As importações mensais de petróleo da Índia junto ao Irã caíram para 592,8 mil barris por dia (bpd) em junho, queda de 16 por cento ante maio, segundo dados da indústria e fontes de navegação.

Os EUA disseram em maio que vão restabelecer sanções contra o Irã que haviam sido retiradas após um acordo em 2015 entre Irã, Rússia, China, França, Alemanha e Reino Unido, pelo qual Teerã se comprometeu a conter suas atividades nucleares.

O governo da Índia, maior cliente do petróleo do Irã após a China, pediu à refinarias no mês passado que se preparassem para reduzir drasticamente ou até mesmo a zero as importações de petróleo iraniano.

Publicidade

No total, considerando-se outras origens, as importações de petróleo da Índia subiram 10,1 por cento em junho ante o mesmo mês do ano passado, para 4,82 milhões de bpd, segundo os dados.

As compras subiram com maiores importações junto a México, Estados Unidos e Azerbaijão. Importações de outros países do Oriente Médio também cresceram.

(Por Nidhi Verma)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.