Emprego

Economia Indicador antecedente de emprego tem maior nível desde fevereiro de 2020

Indicador antecedente de emprego tem maior nível desde fevereiro de 2020

Alta de 0,9 ponto do índice em agosto reflete a flexibilização das medidas restritivas para conter a pandemia, aponta FGV

  • Economia | Do R7

IAEmp superou os 90 pontos, aponta FGV

IAEmp superou os 90 pontos, aponta FGV

Marcelo Camargo/Agência Brasil - 24.06.2021

O IAEmp (Indicador Antecedente de Emprego) registrou a quinta alta mensal consecutiva e alcançou os 90,1 pontos em agosto. Trata-se do maior patamar do índice desde os 92 pontos atingido em fevereiro de 2020, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (8) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

De acordo com Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), a alta de 0,9 ponto do IAEmp no mês reflete a flexibilização das medidas restritivas para conter a pandemia do novo coronavírus, que ocasionou na reabertura das atividades econômicas.

"O resultado mais tímido do indicador nesse mês sugere que essa recuperação ainda deve ser gradual. O controle da pandemia e a melhora do setor de serviços, setor que mais emprega, são fundamentais para a continuidade desse cenário positivo”, afirma Tobler.

No mês, quatro dos sete componentes do IAEmp apresentaram resultados positivos, com destaque para o indicador que mede a situação corrente dos negócios no setor dos Serviços, que saltou 7,4 pontos.

Últimas