Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índices acionários europeus avançam mesmo com pressão do setor bancário

Economia|

Por Danilo Masoni

MILÃO (Reuters) - Os mercados acionários europeus avançaram nesta sexta-feira com uma série de resultados corporativos positivos, embora gigantes do setor bancário tenham recuado após resultados fracos do HSBC, BNP Paribas, e Société Générale.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,66 por cento, a 1.519 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,63 por cento, a 387 pontos.

O índice bancário europeu, recentemente penalizado pelo enfraquecimento de dados econômicos e arrefecimento das expectativas sobre o aperto da política monetária, teve um dos piores desempenhos do STOXX, subindo apenas 0,2 por cento.

Publicidade

A queda recente no euro ajudou a Europa a superar Wall Street nas últimas semanas, com o índice da zona do euro registrando a sexta semana consecutiva de ganhos.

"O euro permaneceu sob pressão nesta semana devido à queda nas expectativas sobre o cronograma de uma esperada redução do programa de compra de bônus do Banco Central Europeu. (Na quinta-feira), os números mais recentes da inflação registraram uma queda inesperada tanto no índice geral quanto no núcleo", disse Michael Hewson, analista da CMC Markets, em nota.

Publicidade

Nesta sexta-feira resultados sólidos elevaram ações da empresa alemã de especialidades químicas Lanxess, da proprietária da British Airways IAG e da fabricante suíça de ingredientes de medicamentos Lonza

O HSBC caiu 1 por cento depois de divulgar uma queda inesperada de 4 por cento no lucro antes de impostos do primeiro trimestre, embora seu novo presidente-executivo tenha buscado animar os investidores com uma recompra de ações de até 2 bilhões de dólares.

Publicidade

O BNP Paribas e o Société Générale recuaram 1,2 e 5,2 por cento respectivamente, com operadores e analistas expressando desapontamento com um conjunto de fracos resultados para o primeiro trimestre dos bancos franceses.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,86 por cento, a 7.567 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,02 por cento, a 12.819 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,26 por cento, a 5.516 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 1,12 por cento, a 24.335 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,65 por cento, a 1.104 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,02 por cento, a 5.487 pontos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.