Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Índices europeus fecham nas mínimas em 2 semanas, mas reduzem perdas após fala de Trump sobre comércio com China

Economia|

Por Susan Mathew e Sruthi Shankar

(Reuters) - Os índices acionários da Europa fecharam em uma mínima de duas semanas nesta quarta-feira, com receios dos investidores sobre um inquérito de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e sobre a dura retórica comercial entre EUA e China.

Mas as ações reduziram as perdas ao fim do pregão após Trump dizer que um acordo comercial com a China pode acontecer mais cedo do que o esperado.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 0,53%, a 1.524 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 0,58%, a 388 pontos, mas chegou a ceder 1,4% na sessão, antes de se recuperar após Trump comentar sobre a possibilidade de acordo com a China.

Publicidade

Trump fez o comentário aos repórteres um dia depois de repreender as práticas comerciais da China na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os mercados de ações também foram pressionados pela incerteza política, depois que os democratas no Congresso dos EUA tomaram medidas para iniciar um inquérito formal de impeachment contra o presidente Trump.

Publicidade

O setor de tecnologia, sensível ao comércio, esteve entre as maiores baixas, com queda de 1,2%, embora distante das mínimas da sessão.

Os mercados de ações têm sido afetados por uma série de notícias econômicas e políticas da zona do euro esta semana. Dados da segunda-feira mostraram que o crescimento empresarial estagnou no bloco em setembro.

Publicidade

Leituras fracas de índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglê), alertas recentes sobre o lucro de empresas europeias, incerteza política nos EUA e novas reviravoltas no Brexit levaram os mercados a fazer uma pausa, disse Will James, diretor sênior de investimentos em ações europeias da Aberdeen Standard Investments.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,02%, a 7.289 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,59%, a 12.234 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,79%, a 5.583 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,51%, a 21.788 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,36%, a 9.085 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 1,62%, a 4.875 pontos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.